Qualicorp (QUAL3) convoca AGE para decidir exoneração de Seripieri Filho

A decisão está condicionada ao cumprimento de um compromisso financeiro.

Author
Publicado em 12/09/2024 às 17:32h - Atualizado 6 dias atrás Publicado em 12/09/2024 às 17:32h Atualizado 6 dias atrás por Elanny Vlaxio
Ele já foi preso pela Polícia Federal durante a Operação Lava Jato (Imagem: Shutterstock)

⚖️ A Qualicorp (QUAL3) notificou seus acionistas sobre a realização de uma AGE (Assembleia Geral Extraordinária) no dia 3 de outubro de 2024, às 9h (horário de Brasília).

A principal pauta é a deliberação sobre a exoneração de responsabilidade e quitação de José Seripieri Filho, ex-administrador e acionista relevante da companhia. Essa medida está condicionada ao cumprimento, por parte do fundador, de um compromisso financeiro relacionado a um acordo de leniência.

Quem é Seripieri Filho 

Com uma carreira marcada pela versatilidade, José Seripieri Filho, ou simplesmente Júnior, iniciou sua vida profissional em diversas áreas, desde a atuação como feirante até a função de escrivão de polícia. Sua experiência no mercado de saúde começou como vendedor na Golden Cross, preparando-o para o grande feito de fundar a Qualicorp em 1997. 

👩‍⚖️ Após liderar a Qualicorp por décadas e transformá-la em uma das maiores empresas do setor no país, Júnior alienou sua participação em 2019. Em busca de novos desafios, fundou a QSaúde em 2020, mas a empresa não alcançou o mesmo sucesso de sua antecessora e foi vendida em 2023.  

Leia também: Eletrobras (ELET3) pede novo prazo para as negociações com a União

Além disso, em julho de 2020, Seripieri Filho foi preso pela Polícia Federal durante a Operação Lava Jato. A operação investigava um suposto esquema de caixa dois na campanha de José Serra ao Senado em 2014, no qual Seripieri teria doado cerca de R$ 5 milhões de forma irregular.

Em novembro do mesmo ano, o fundador da Qualicorp fechou um acordo de delação premiada e pagou uma multa superior a R$ 200 milhões. Os detalhes do acordo e as informações prestadas por Seripieri permanecem confidenciais.