Petrobras (PETR4) aposta em inteligência artificial para exploração do pré-sal
O projeto busca tornar os processos mais precisos, reduzindo custos operacionais e aumentando a eficiência da gestão dos poços.
💲 A Petrobras (PETR4) anunciou nesta segunda-feira (3) que recebeu um montante de R$ 2,16 bilhões de seus parceiros nos blocos de Sépia e Atapu.
O pagamento, referente ao ano de 2024, foi realizado por empresas como TotalEnergies e Shell e segue as condições estabelecidas no leilão da cessão onerosa.
O mecanismo da cessão onerosa, utilizado pelo governo para negociar volumes excedentes de petróleo em áreas previamente contratadas com a Petrobras, determina que os parceiros da estatal compartilhem parte dos ganhos provenientes da exploração dessas reservas.
➡️ Leia mais: Petrobras (PETR4): Produção cai 10,5%, mas pré-sal registra recordes no 4T24
Atualmente, os consórcios que operam nos campos de Sépia e Atapu contam com a presença de grandes players do setor.
Em Sépia, os participantes são TotalEnergies Brasil (28%), Petronas Petróleo Brasil (21%) e QatarEnergy Brasil (21%). Já em Atapu, a Shell Brasil possui 25% de participação, enquanto a TotalEnergies Brasil detém 22,5%.
Além desse repasse, a Petrobras também recebeu um pagamento de R$ 516 milhões da Karoon Petróleo & Gás Ltda, relacionado à venda do campo de Baúna.
📊 Esse valor corresponde a uma parcela contingente vinculada à cotação do barril de petróleo no ano de 2024.
O projeto busca tornar os processos mais precisos, reduzindo custos operacionais e aumentando a eficiência da gestão dos poços.
Petrobras e bancos puxam índice brasileiro para baixo, mas são os papéis da Azul (AZUL4) que lideram as perdas neste início de fevereiro