Petrobras (PETR4) recupera valor de mercado pré-crise dos dividendos
Após 42 dias de incertezas, a possibilidade de distribuição do provento impulsionou as ações da estatal na B3.
📈 A Petrobras (PETR4) divulgou nesta segunda-feira (29), o relatório de produção e vendas referente ao primeiro trimestre de 2024.
De acordo com os relatórios divulgados pela empresa, a produção de petróleo atingiu uma média de 2,236 milhões de barris por dia (bpd), representando um crescimento de 4,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Os principais impulsionadores desse aumento foram o ramp-up das plataformas FPSO Almirante Barroso, P-71, Anna Nery, Anita Garibaldi e Sepetiba, além da entrada em produção de 19 novos poços de projetos complementares, sendo 11 na Bacia de Campos e oito na Bacia de Santos.
No entanto, ao comparar com o último trimestre de 2023, observou-se uma queda de 5,3% na produção. Essa redução foi atribuída a um maior número de paradas para manutenção, conforme planejado pela empresa.
Além disso, a produção de óleo no pré-sal também registrou variações, alcançando 1,857 milhão de barris por dia (bpd), 4,1% abaixo do último trimestre de 2023.
Esse declínio foi influenciado pelo aumento do volume de perdas devido a paradas e manutenções, parcialmente compensado pelo desempenho positivo dos FPSOs Almirante Barroso e P-71, assim como pelo ramp-up do FPSO Sepetiba e pela entrada em produção de novos poços no campo de Tupi, na Bacia de Santos.
Por outro lado, a produção do pós-sal foi de 343 mil bpd, refletindo uma queda de 11,6% em relação ao último trimestre de 2023, principalmente devido ao aumento das perdas com paradas e manutenções e ao declínio natural da produção.
No entanto, o ramp-up do FPSO Anita Garibaldi contribuiu parcialmente para mitigar esses efeitos.
Quanto às vendas de derivados, houve uma redução de 4,9% em comparação com o último trimestre de 2023, especialmente no que diz respeito ao diesel e gasolina.
Essa diminuição foi atribuída à sazonalidade no consumo, com uma redução na atividade econômica nos primeiros meses do ano.
No entanto, as vendas de querosene de aviação (QAV) aumentaram 1,9%, impulsionadas por fatores sazonais associados ao período de férias.
Em resumo, a produção de petróleo da Petrobras no primeiro trimestre de 2024 refletiu avanços, impulsionados pelo ramp-up de novas plataformas e pela entrada em operação de novos poços.
🛢️ No entanto, desafios como paradas para manutenção e variações sazonais nas vendas de derivados continuam a impactar os resultados da empresa.
Após 42 dias de incertezas, a possibilidade de distribuição do provento impulsionou as ações da estatal na B3.
Se ingressarem nos cofres do governo, os recursos contribuirão para compensar frustrações de receitas.