Petrobras (PETR4) fará parada programada em mais uma refinaria

Manutenção vai se estender por mais de dois meses na Refap, a um custo de R$ 557 milhões.

Author
Publicado em 16/05/2025 às 15:11h - Atualizado 2 minutos atrás Publicado em 16/05/2025 às 15:11h Atualizado 2 minutos atrás por Marina Barbosa
Refap fica em Canoas e atende quase todo o mercado do Rio Grande do Sul (Imagem: Divulgação/Petrobras)

A Petrobras (PETR4) anunciou nesta sexta-feira (16) uma parada programada de manutenção em mais uma de suas refinarias.

💲 Desta vez, o serviço será realizado na Refap (Refinaria Alberto Pasqualini), localizada em Canoas, no Rio Grande do Sul, e terá um custo de R$ 557 milhões.

A parada começa no próximo domingo (18) e deve se estender até o início de agosto, mobilizando cerca de 2,9 mil trabalhadores no pico das atividades.

De acordo com a estatal, serão realizadas inspeções normativas, manutenções preventivas e corretivas em 3.679 equipamentos alocados em diferentes unidades de processo da refinaria.

🏭 Com isso, a expectativa é aumentar a eficiência energética da destilação e ampliar a carga média da unidade de coque de 2.700 m³/dia para 3.000 m³/dia, além de implementar atualizações tecnológicas, de confiabilidade e de segurança de processo na unidade de craqueamento.

"O escopo principal dos trabalhos consiste na abertura dos equipamentos, inspeções internas, avaliação de integridade e execução de reparos, garantindo mais uma campanha operacional de, no mínimo, seis anos para as unidades envolvidas", explicou o gerente geral da Refap, Marcus Aurelius Valenti.

Em nota, a Petrobras acrescentou que o investimento tem como objetivo "preservar a integridade dos equipamentos e a segurança das pessoas, aumentar a eficiência e rentabilidade no processo produtivo e implementar projetos".

No ano passado, a estatal também investiu milhões de reais em paradas programas de refinarias e plataformas e petróleo, o que acabou impactando também a produção de petróleo. Algumas paradas vinham sendo postergadas devido ao isolamento social necessário no período da pandemia de covid-19 e outras foram solicitadas pela ANP (Agência Nacional de Petróleo).

Leia também: Greve na Petrobras (PETR4): Petroleiros convocam paralisação de 2 dias

Abastecimento

A Petrobras garantiu que a parada programada para os próximos meses na Refap não vai afetar o abastecimento ao mercado.

O gerente geral da refinaria, Marcus Aurelius Valenti, explicou que a companhia construiu estoques prévios e vai usar a produção de outras unidades para manter o abastecimento nesse período.

"Durante o período em que parte da produção estará reduzida, a companhia atuará de forma integrada com as áreas comercial e de logística, internalizando derivados de outras regiões, possibilitando o atendimento aos nossos clientes", informou.

A Refap atende a quase totalidade do mercado do Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina e Paraná, além de outros estados por cabotagem.

Afinal, tem capacidade de processar 32 mil metros cúbicos de óleo por dia e, assim, produzir diesel, gasolina, GLP, nafta petroquímica, óleo combustível, querosene de aviação, asfalto, coque, enxofre e propeno.