Lula se junta à Petrobras (PETR4) para retomar a indústria naval; veja valores
Presidente da República também aproveita o evento em Rio Grande (RS) como palanque eleitoral.
A Petrobras (PETR4) e a Yara Brasil podem avançar com uma parceria nos segmentos de fertilizantes, produção de produtos industriais e descarbonização.
🤝 As companhias estudam potenciais parcerias de negócios desde fevereiro e, nesta terça-feira (9), anunciaram a assinatura de um "master agreement" para estruturar o potencial acordo. Isto é, um contrato de estrutura, em que as partes definiriam os termos de possíveis transações futuras.
"Na próxima fase, Petrobras e Yara finalizarão em conjunto a análise sobre as potenciais sinergias entre suas operações, com foco no aumento da eficiência no mercado local de fertilizantes e produtos industriais, incluindo possíveis soluções de descarbonização", explicou a estatal, ressaltando que o master agreement é de caráter não vinculante.
Leia também: Vale (VALE3) fala sobre "lista de candidatos a CEO", veja
🌱 A Petrobras decidiu retomar os investimentos em fertilizantes em 2023, como uma forma de reduzir a dependência do agronegócio brasileiro de insumos importados, que subiram de preço com a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Para isso, a estatal estuda a parceria com a Yara, que é controlada pelo governo da Noruega e opera no Brasil desde 1970, mas também decidiu reativar a fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados, a ANSA, localizada no Paraná. A Petrobras ainda busca uma forma de retomar a produção nas fábricas arrendadas para a Unigel, em Sergipe e na Bahia.
Presidente da República também aproveita o evento em Rio Grande (RS) como palanque eleitoral.
De acordo com a companhia, o Estaleiro Rio Grande, no Rio Grande do Sul, ficará responsável pela construção dos cinco navios gaseiros.