Petrobras (PETR4) recupera valor de mercado pré-crise dos dividendos
Após 42 dias de incertezas, a possibilidade de distribuição do provento impulsionou as ações da estatal na B3.
A nova presidente da Petrobras (PETR4), Magda Chambriard, vem promovendo uma série de mudanças na estatal desde que assumiu o cargo, em junho deste ano. Entre as principais medidas, está a troca em massa de executivos em cargos-chave da companhia, como diretoria e gerências.
📃 Segundo a colunista Malu Gaspar, do jornal "O Globo", essa troca de executivos também tem um viés político, com a nomeação de quadros próximos à FUP (Federação Única dos Petroleiros) e ao PT (Partido dos Trabalhadores).
As substituições ocorreram principalmente entre gerentes-executivos e focaram nas áreas de exploração e produção, responsáveis pela administração dos campos de petróleo, e na área de engenharia, que gerencia a contratação de equipamentos e serviços. No total, houve pelo menos 12 mudanças na alta gestão da Petrobras.
Leia também: Veja 11 ações com data de corte nesta semana
💻 Três das gerências que terão novos titulares passarão a integrar o comitê de decisões de investimento ao lado dos diretores da companhia, devido à sua posição central na empresa. A concentração das mudanças na área de exploração e produção está gerando preocupações dentro da estatal.
As substituições geram preocupações porque os executivos que foram substituídos eram considerados tecnicamente qualificados e até mesmo vistos como candidatos para assumir posições mais elevadas no futuro, como diretorias. No entanto, pessoas próximas a Chambriard afirmam que ela optou por nomear funcionários mais experientes.
📄 Vale lembrar que, na última semana de junho, o Conselho de Administração da Petrobras aprovou a eleição de três diretores indicados por Chambriard, sendo eles: Renata Baruzzi (Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Inovação), Sylvia dos Anjos (Diretoria de Exploração e Produção) e Fernando Melgarejo (Diretoria Financeira e de Relacionamento com Investidores).
Após 42 dias de incertezas, a possibilidade de distribuição do provento impulsionou as ações da estatal na B3.
Se ingressarem nos cofres do governo, os recursos contribuirão para compensar frustrações de receitas.