Lucro da Petrobras (PETR4) derrete 70% em 2024; veja resultados
Estatal atribui queda na lucratividade anual por conta da variação do dólar sobre suas dívidas no exterior
Quase metade dos brasileiros é contra a exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas, apesar das tentativas da Petrobras (PETR4) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de avançar com a medida. É o que revela Pesquisa CNT de Opinião, divulgada nesta terça-feira (25).
⛽ Segundo a pesquisa, 49,7% dos brasileiros são contra e 20,8% são a favor do projeto. Outros 16,5% são indiferentes à proposta e 13% não souberam ou não responderam a pergunta da CNT sobre a exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas.
A preocupação ambiental é o principal motivo apresentado contra a exploração da área. Contudo, alguns brasileiros também dizem ser contra o projeto por causa da percepção de que isso não vai baixar o preço dos combustíveis.
Veja os motivos apresentados contra a exploração:
Por outro lado, a perspectiva de geração de empregos e riqueza é o que leva os brasileiros a defender a exploração de petróleo na região, além da percepção de que é possível tocar o projeto de forma segura.
Veja os motivos apresentados em favor da exploração:
A exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas faz parte do plano da Petrobras de repor as suas reservas. O projeto também é defendido pelo presidente Lula.
💲 Em declarações recentes, o petista disse que o petróleo será importante para financiar o processo de transição energética e afirmou que a Petrobras tem tecnologia para explorar a região de forma segura, como vêm fazendo outros países.
A exploração de petróleo na foz do Amazonas, no entanto, depende de uma licença do Ibama, que vem negando o pedido desde maio de 2023 devido ao temor de que a perfuração traga impactos ambientais para a região.
A 163ª Pesquisa CNT de Opinião ouviu 2.002 pessoas em todo Brasil, de forma presencial, entre os últimos dias 19 e 23 de fevereiro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
A pesquisa também atestou a piora da avaliação do governo Lula. Segundo a pesquisa, 44% da população avaliam o governo Lula como ruim ou péssimo. O índice é recorde para este mandato do petista e superou pela primeira vez o dos que avaliam o governo de forma positiva (29%). Veja aqui os detalhes.
Estatal atribui queda na lucratividade anual por conta da variação do dólar sobre suas dívidas no exterior
Estatal ainda fará Assembleia Geral Ordinária (AGO), prevista para 16 de abril de 2025, para discutir a proposta de proventos