Orizon (ORVR3) firma contrato de 20 anos para explorar biogás

Entretanto, a parceira no negócio está passando por uma recuperação judicial; confira

Author
Publicado em 20/09/2024 às 20:18h - Atualizado 2 minutos atrás Publicado em 20/09/2024 às 20:18h Atualizado 2 minutos atrás por Lucas Simões
Orizon fecha parceria com Estre Ambiental, em recuperação judicial (Imagem: Divulgação)

♻️ A Orizon (ORVR3) informa ao mercado nesta sexta-feira (20) que firmou parceria para exploração do biogás em aterros sanitários que pertencem à Estre Ambiental, companhia que enfrenta uma recuperação judicial.

Na verdade, o negócio foi estabelecido por meio da Orizon Energia e Gás Renovável Limitada (BioE), uma empresa controlada pela Orizon. Os aterros sanitários envolvidos na parceria estão situados em Curitiba (Paraná) e Guatapará, na região metropolitana de Ribeirão Preto (São Paulo).

Conforme o anúncio, ambas as companhias firmaram contratos de compra e venda de biogás com prazo de 20 anos, a preços semelhantes àqueles praticados pela OrizonVR em seus contratos atualmente existentes.

➡️ Leia mais: Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos

Próximos passos

Dessa maneira, a expectativa é de que sejam produzidos até 170 mil metros cúbicos de biometano. Já o início das operações dos aterros sanitários, que serão 100% de propriedade da empresa controlada pela Orizon, está previsto para 2027.

"Os contratos preveem ainda responsabilidades entre as partes usuais a esse tipo de operação, tais como, mas não se limitando, obrigações de compra e entrega de biogás, penalidades, investimentos, adiantamentos e garantias, sob determinadas condições", destaca a diretoria da Orizon.

Segundo a companhia, o negócio reforça sua estratégia de exploração de contratos de longo prazo de compra de biogás de aterros para o desenvolvimento de plantas de biometano e está estrategicamente alinhada com o crescimento da vertical de biometano, gerando valor aos acionistas em meio à transição energética.

"Além disso, essa transação contribui para a expansão geográfica da Orizon, que passa a operar em mais um estado brasileiro e região do país (Paraná, na região Sul) e reforça o seu posicionamento em São Paulo", enfatiza Leandro Santos, diretor financeiro e de relação com investidores.