🛜 A AWS (Amazon Web Services) passou por instabilidade na madrugada desta segunda-feira (20), impactando diversas plataformas globalmente. A companhia informou que a situação já foi normalizada.
Subsidiária da
Amazon (AMZO34), a AWS é a plataforma que fornece infraestrutura digital sob demanda, disponibilizando serviços que incluem armazenamento de dados, hospedagem de sites, redes, bancos de dados, inteligência artificial, machine learning e cibersegurança.
Entre seus principais serviços estão o Amazon EC2 (computação em servidores virtuais), Amazon S3 (armazenamento de objetos), Amazon DynamoDB (banco de dados NoSQL), AWS Lambda (computação sem servidor), Amazon CloudFront (distribuição de conteúdo) e Amazon SageMaker (para criação e treinamento de modelos de inteligência artificial).
💻 Segundo a empresa, a AWS possui uma comunidade de clientes e parceiros com milhões de usuários ativos e dezenas de milhares de parceiros em todo o mundo. A rede de parceiros inclui integradores de sistemas especializados e provedores independentes de software que adaptam suas tecnologias para funcionar com a AWS.
Ainda segundo a companhia, a infraestrutura da AWS atende a requisitos de segurança de setores militares, bancos e organizações públicas, e foi projetada para fornecer controle de acesso, monitoramento e proteção de dados.
"Isso é respaldado por um conjunto avançado de ferramentas de segurança de nuvem, com mais de 300 recursos essenciais e serviços de segurança, conformidade e governança, além do suporte a 143 normas de segurança e certificações de conformidade", diz o texto do site oficial da AWS.
O que se sabe sobre o apagão
Por volta das 4h11 (horário de Brasília), a Amazon começou a identificar o problema, que começou a se normalizar às 8h. De acordo com a Reuters, mais de 500 empresas que utilizam a AWS tiveram problemas nesta manhã, entre elas Amazon, Alexa, Snapchat, Zoom e Duolingo.
📱 A empresa informou que a falha está concentrada na região US-EAST-1, correspondente ao datacenter da AWS no norte da Virgínia, Estados Unidos. Na página de "Integridade de serviço", a Amazon registrou "taxas de erro significativas" no DynamoDB, banco de dados criado para aplicações que exigem alta velocidade e estabilidade.
"Podemos confirmar taxas de erro significativas em solicitações feitas ao serviço DynamoDB na região US-EAST-1. O problema também afeta outros serviços da AWS na mesma área. Nossos engenheiros estão trabalhando para mitigar a falha e entender completamente a causa", informou a Amazon.