Metalúrgica Gerdau (GOAU4) vai bonificar seus acionistas ainda em 2025

Companhia aprovou um aumento de capital, mediante a bonificação dos acionistas.

Author
Publicado em 16/12/2025 às 07:47h - Atualizado Agora Publicado em 16/12/2025 às 07:47h Atualizado Agora por Marina Barbosa
Metalúrgica Gerdau vai bonificar acionistas regirados ao final do pregão de 18 de dezembro (Imagem: Shutterstock)
Metalúrgica Gerdau vai bonificar acionistas regirados ao final do pregão de 18 de dezembro (Imagem: Shutterstock)

A Metalúrgica Gerdau (GOAU4) vai bonificar seus acionistas, com a entrega de novas ações, ainda em 2025.

📈 A bonificação foi anunciada na segunda-feira (15), como uma forma de fortalecer a estrutura de capital da empresa e ainda elevar o retorno dos acionistas.

A ideia da Metalúrgica Gerdau é capitalizar parte da sua reserva de lucros mediante a emissão de novas ações, que serão distribuídas gratuitamente aos acionistas a título de bonificação.

O aumento de capital será de R$ 2,7 bilhões e permitirá a emissão de 331,2 milhões de novas ações, sendo 121,7 milhões de ações ordinárias e 209,5 milhões de ações preferenciais.

📅 Essas ações serão distribuídas aos acionistas na proporção de 0,3333 nova ação para cada 1 ação da mesma espécie detida ao final do pregão do dia 18 de dezembro. Ou seja, da próxima quinta-feira.

Os novos papeis farão jus a quaisquer dividendos e/ou JCP (Juros sobre o Capital Próprio) declarados depois dessa data e já serão creditados na posição dos acionistas no dia 22 de dezembro (próxima segunda-feira).

A empresa ressaltou, por sua vez, que a bonificação será efetuada sempre em números inteiros. Por isso, os acionistas poderão transferir eventuais frações de ações até 24 de janeiro de 2026, para que essas frações resultem em uma ação da mesma espécie. Eventuais sobras serão leiloadas pela companhia, para que o valor líquido das frações seja entregue aos acionistas.

Bonificação 

Companhias como Itaúsa (ITSA4) e Klabin (KLBN11) também prometem bonificar seus acionistas com a entrega de novas ações neste final de 2025.

A operação foi uma forma encontrada pelas empresas de ampliar o retorno aos acionistas e não cair na taxação dos dividendos, prevista para 2026.

Além da Metalúrgica Gerdau, a Gerdau (GGBR4) é apontada por analistas como uma das empresas que pode antecipar dividendos nesta reta final do ano para escapar da tributação.