TikTok Shop chega ao Brasil e ameaça Mercado Livre (MELI34); conheça o e-commerce
A chegada da nova plataforma ao Brasil, prevista para abril, está levantando dúvidas sobre como isso pode impactar gigantes do setor.
📲 O Mercado Pago, braço financeiro digital do Mercado Livre (MELI34), anunciou nesta quarta-feira a inclusão de Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e de Crédito do Agronegócio (LCA) em sua oferta de produtos de investimento, disponível para todos os seus clientes.
Esta iniciativa amplia o portfólio já existente, que inclui Certificados de Depósito Bancário (CDB), três fundos de investimento e uma conta remunerada.
De acordo com o comunicado oficial, o Mercado Pago oferecerá LCIs e LCAs com prazos de vencimento de nove, 12 e 24 meses, e rendimentos correspondentes a 92%, 93% e 96% do CDI, respectivamente.
Estes produtos são atrativos por serem isentos de Imposto de Renda para pessoas físicas e elegíveis para a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
O primeiro trimestre de 2024 marcou um crescimento significativo para o Mercado Pago, que reportou US$ 5,5 bilhões de dólares em ativos sob gestão na América Latina, um aumento de cerca de 90% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
O Brasil se destaca como o principal mercado da empresa.
📊 Ignácio Estivariz, vice-presidente de banco digital da companhia, destacou a importância de diversificar a oferta de produtos para atender à crescente base de usuários que utilizam o Mercado Pago como banco principal.
A decisão de oferecer LCIs e LCAs foi influenciada por uma pesquisa interna com os usuários, apesar das recentes mudanças regulatórias anunciadas pelo Conselho Monetário Nacional, que incluíram a extensão dos prazos mínimos de vencimento para esses ativos.
Dados da Anbima revelam uma queda significativa na emissão desses produtos no mercado entre fevereiro e junho deste ano, com um declínio de 42% para LCIs e 31% para LCAs em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Estivariz reconheceu que as novas regras podem afetar a demanda, mas acredita que as LCIs e LCAs continuam sendo boas alternativas de investimento.
Ele esclareceu ainda que, diferentemente dos CDBs, as LCIs e LCAs não servirão como fonte de financiamento para o Mercado Pago, pois serão distribuídas através da Nikos DTVM e não emitidas pelo próprio grupo.
A chegada da nova plataforma ao Brasil, prevista para abril, está levantando dúvidas sobre como isso pode impactar gigantes do setor.
Varejista ultrapassou 100 milhões de compradores únicos anuais em seu comércio eletrônico, enquanto Mercado Pago somou 61 milhões de usuários