Jalles Machado (JALL3) reverte prejuízo e lucra no 2º tri da safra 2024/25

Processamento acumulado de cana-de-açúcar na safra 2024/2025 atingiu 505 milhões de toneladas até o final de setembro

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Publicado em 12/11/2024 às 21:40h - Atualizado 8 minutos atrás Publicado em 12/11/2024 às 21:40h Atualizado 8 minutos atrás por Lucas Simões
Produtora de açúcar e etanol vê tendência de valorização do biocombustível (Imagem: Shutterstock)

🚜 A Jalles Machado (JALL3) reportou um lucro líquido de R$ 33,8 milhões no segundo trimestre da atual safra 2024/2025, revertendo o prejuízo de R$ 47,6 milhões obtido um ano antes, conforme resultados divulgados nesta terça-feira (12).

O período da safra de cana-de-açúcar corresponde ao terceiro trimestre do ano (3T24), marcado pelo enfrentamento de queimadas nos canaviais e queda na produtividade das usinas. Por sua vez, o ebitda ajustado foi de R$ 320,9 milhões, com margem de 59,1%. 

Conforme a Jalles Machado, havia expectativas de uma produção maior de açúcar no Brasil, o que impulsionou uma alta nos preços no final de setembro. Dessa maneira, a receita líquida totalizou R$ 542,7 milhões no trimestre, salto de 16,5% na comparação anual.

Além disso, tradings e especuladores que estavam em posições descobertas liquidaram suas operações, resultando em uma valorização do açúcar.

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Açúcar e etanol

O preço médio do açúcar comercializado total (VHP, Cristal e Orgânico) foi de R$ 2.735,30 por tonelada no segundo trimestre da atual safra, 3,1% superior na comparação anual.

No último trimestre, foi observada uma melhoria nos preços, impulsionada pela demanda robusta por etanol hidratado (tipo presente nos postos de abastecimento) no ciclo, além dos ajustes de preços implementados pela Petrobras (PETR4), que favoreceram o cenário do período. 

⛽ Até o mês de setembro, foram produzidos 17,4 milhões de metros cúbicos de etanol hidratado, um aumento de 2,5 milhões de metros cúbicos em relação à safra anterior. 

Já na Jalles Machado, o etanol anidro (tipo misturado na gasolina) apresentou uma movimentação semelhante, em decorrência de um volume de produção maior e o incentivo em relação ao preço, que está relacionado aos ajustes na gasolina C por parte da estatal.