Itaú (ITUB4) foi o único bancão da B3 a perder clientes em 2024

Banco terminou o ano com 98,5 milhões de clientes, 2,2 milhões a menos do que em 2023.

Author
Publicado em 09/02/2025 às 08:15h - Atualizado 12 dias atrás Publicado em 09/02/2025 às 08:15h Atualizado 12 dias atrás por Marina Barbosa
Ainda assim, Itaú teve lucro recorde em 2024 (Imagem: Shutterstock)

Apesar dos lucros recordes, o Itaú (ITUB4) foi o único bancão listado na B3 a perder clientes ao longo de 2024. Por isso, indica que vai focar na experiência do cliente neste ano de 2025. 

🏦 Segundo dados do BC (Banco Central), o Itaú tinha 98,5 milhões de clientes ao final do ano passado. Isto é, 2,2 milhões a menos do que o observado em 2023 (100,7 milhões).

O movimento vai na contramão dos outros bancões listados na bolsa brasileira. O Bradesco (BBDC4), por exemplo, ganhou 3,2 milhões de clientes ao longo de 2024. 

Veja quantos clientes ao grandes bancos da B3 ganharam ou perderam em 2024:

Bancos digitais ganham ainda mais

O salto observado pelo Bradesco só não foi maior do que o de bancos digitais,

Mercado Pago (MELI34), Inter (INBR32) e Stone (STOC31) ganharam mais de 5 milhões de clientes, cada, em 2024.

Já o Nubank (ROXO34) conquistou 14,6 milhões de novos usuários em um ano. Com isso, cruzou a marca dos 100 milhões de clientes e ultrapassou o Itaú, tornando-se o terceiro maior banco do país em número de clientes.

Veja as 10 instituições financeiras com maior número de clientes do Brasil:

Itaú mira na experiência do cliente

A redução no número de clientes, no entanto, não atrapalhou os resultados do Itaú no ano passado.

💲 O banco reportou na última quarta-feira (5) um lucro recorrente de R$ 41,4 bilhões em 2024. Foi o maior resultado registrado por um banco brasileiro na história, segundo levantamento da Elos Ayta Consultoria. E o suficiente para o banco liberar R$ 15 bilhões em dividendos e JCP (Juros sobre o Capital Próprio).

Segundo o Itaú, o resultado foi possível principalmente devido ao aumento da carteira de crédito e da receita com prestação de serviços e seguros, além da melhora da eficiência. Ainda assim, o banco deu sinais de que não quer seguir perdendo clientes neste ano. 

Ao apresentar os resultados de 2024, o Itaú disse que pretende elevar o número de clientes atendidos pelo seu Super App de 5,3 milhões para 15 milhões neste ano. O Super App permite o acesso a todos os serviços do banco, que antes estavam espalhados em sete aplicativos diferentes. 

Leia também: Itaú (ITUB4): Lucro sobe 15,8% e atinge R$ 10,8 bi no 4º tri

A expectativa é de que a novidade aumente a satisfação dos clientes e também permita a venda de mais produtos. O banco já notou, por exemplo, um maior número de ativação de contas e cadastro de chaves Pix no aplicativo.

📱 O Super App conta, inclusive, com uma ferramenta parecida às Caixinhas do Nubank: os Cofrinhos do Itaú. A ferramenta oferece um retorno de 100% do CDI ao dinheiro guardado pelos clientes e aceita aplicações a partir de R$ 1.

Os Cofrinhos foram disponibilizados ao longo do segundo semestre de 2024 e, desde o final de janeiro, estão disponíveis para todos os clientes já atendidos pelo Super App.

Ao comentar os resultados de 2024, o CEO do Itaú, Milton Maluhy Filho, disse que o Super App abre novas oportunidades de relacionamento com os clientes. 

Segundo ele, o banco tem crescido principalmente no segmento de média e alta renda. Contudo, vê oportunidades de crescimento em todos os seus negócios neste ano, "mas sempre com a estratégia de focar em clientes que são target e resilientes".