Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
A semana será movimentada em termos de indicadores econômicos, com a divulgação da inflação de janeiro, da ata do Copom (Comitê de Política Monetária) e de outras estatísticas. O Boletim Focus, no entanto, vai atrasar novamente.
💲 O resultado de janeiro da inflação oficial brasileira, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), é o destaque da semana. O dado será publicado às 9h de quinta-feira (8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e deve seguir em ritmo de desaceleração.
Leia também: Bancos esquentam temporada de balanços, veja agenda da semana
O IPCA marcou 0,56% em dezembro de 2023. Já a prévia da inflação de janeiro, medida pelo IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), foi de 0,31%. O resultado ficou abaixo da expectativa do mercado, com queda nos preços dos combustíveis e das passagens aéreas.
Com o recuo da inflação, o Copom vem cortando a taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, desde agosto de 2023. O corte mais recente foi definido na última quarta-feira (31) e levou a taxa Selic de 11,75% para os atuais 11,25%.
A ata da última reunião do Copom, com os detalhes da decisão do colegiado, será publicada às 8h de terça-feira (6). O comitê já adiantou, por sua vez, que antevê novos cortes de 0,5 ponto percentual da Selic nas suas próximas reuniões.
Publicado normalmente nas segundas-feiras, o Boletim Focus também será publicado na terça-feira (6) nesta semana. O relatório, que traz as projeções do mercado para os principais indicadores econômicos do país, atrasará pela segunda semana consecutiva devido à operação padrão dos servidores do BC (Banco Central).
🗓️ De acordo com o BC, o Focus será divulgado às 8h30 de terça-feira (6). O BC também publica estatísticas sobre o setor externo, o mercado de crédito e as contas públicas nos próximos dias. Veja a agenda da semana:
O IBGE publicará dados sobre o desempenho dos setores de comércio e serviços em dezembro de 2023. Os resultados, previstos para quarta (7) e sexta-feira (9), respectivamente, devem dar um indício sobre o comportamento da atividade econômica brasileira no fim de 2023. Afinal, esses setores respondem pela maior parte do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil.
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda