Vale (VALE3) cai após prévia operacional: O que esperar do balanço do 1T25?
Com produção e preços menores, analistas projetam recuo do Ebitda no trimestre.
📉 O Ibovespa encerou o dia cravado nos 128.316,89 pontos, queda de −0,72% nesta quarta-feira (16), com investidores locais reagindo ainda aos números do Orçamento em 2026 apresentado pelo governo Lula.
No destaque individual, um nome que também contribui para a baixa do principal índice acionário brasileiro foram as ações da Vale (VALE3), já que o mercado não se agradou com os resultados de produção e vendas apresentados pela mineradora referentes ao primeiro trimestre do ano (1T25).
Dessa maneira, os analistas acreditam que a Vale vai reportar um Ebitda menor no balanço do primeiro trimestre de 2025, que será divulgado no próximo dia 24 de abril, após o fechamento do mercado.
Já a cotação do dólar à vista caiu para R$ 5,86, acumulando queda de −0,42%, apagando a valorização contra o real brasileiro que chegou a registrar no início do dia, uma vez que começaram a pesar mais as incertezas decorrentes da guerra comercial no mundo.
🤖 As ações americanas de tecnologia lideraram o pregão de perdas em Wall Street, à medida que nomes de peso, como a fabricante de chips Nvidia (NVDA), chegaram a afundar mais de −10%, além dos impactos econômicos causados pelas tarifas comerciais narrados pelo Federal Reserve.
Durante a tarde, o presidente do banco central dos Estados Unidos, Jerome Powell, sinalizou que o órgão não intervirá na economia se o mercado de ações despencar, citando que o Federal Reserve pode esperar mais tempo antes de ajustar a taxa básica de juros americana.
➡️ Leia mais: Petrobras (PETR4) confirma pagamento de R$ 9,1 bi em dividendos adicionais
Com produção e preços menores, analistas projetam recuo do Ebitda no trimestre.
Mineradora brasileira apresenta destaques do relatório de produção e vendas do primeiro trimestre do ano