Grupo Matheus (GMAT3) assume controle de concorrente no Nordeste

Companhia optou pela criação de um novo negócio para fundir algumas de suas lojas

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Publicado em 29/05/2024 às 12:16h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 29/05/2024 às 12:16h Atualizado 3 meses atrás por Wesley Santana
Na bolsa de valores, Mateus é concorrente do Atacadão. Foto: Shutterstock

Nesta quarta-feira (29), o Grupo Matheus (GMAT3) fechou um acordo para assumir o controle do Novo Atacarejo, um dos seus principais concorrentes no Nordeste.

💰 A rede terá 51% do novo negócio que deve surgir a partir de agora, juntando os ativos das duas redes nos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. As duas companhias de atacado somam 50 unidades nesses estados, mas o Grupo Matheus é notadariamente maior, tendo 254 lojas nos nove estados em que opera.

A compradora divulgou um fato relevante destacando que o Novo Atacarejo registrou uma receita de R$ 4,5 bilhões no ano passado e que ambas têm um modelo de negócio similar. Se somados os números de agora, a receita total do novo negócio estaria na casa de R$ 6,8 bilhões, destacou o Grupo Matheus.

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“Caso a potencial operação seja concretizada, tal movimento representará o fortalecimento da estratégia de expansão do Grupo Mateus na região Nordeste e o propósito da companhia e do Novo Atacarejo de fomentar a economia da região Norte e Nordeste do país, contribuindo para a geração cada vez maior de empregos formais diretos e indiretos e, também, de oferecer aos clientes das bandeiras Mix Mateus, Mateus e Novo uma experiência cada vez mais completa”, disseram as empresas.

As empresas não divulgaram o valor da transação que ainda deve passar por avaliação dos órgãos de controle, como o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). O Itaú BBA e o escritório Machado Meyer atuaram como assessores financeiros e jurídicos, respectivamente.

Ações sobem

Com a divulgação do negócio, as ações do Grupo Matheus apontavam alta de quase 5% no pregão, negociadas em cerca de R$ 7,80. Nos últimos seis meses, os papeis da companhia avançaram cerca de 13%, mas tiveram desempenhos mais tímidos nos resultados mensal e semanal.

Segundo o último balanço publicado pelo atacadista, o lucro líquido no primeiro trimestre foi de R$ 238 milhões, com alta de 0,5% na comparação de doze meses. Já a receita global avançou 25,8%, para R$ 7,38 bilhões.