Latam desiste de disputa por aviões da Gol (GOLL4), diz jornal
Em março, a Gol pediu intimação da Latam à corte norte-americana após a tentativa de apropriação de aeronaves.
A Gol (GOLL4) afirmou em comunicado que "nega e repudia" qualquer prática que viole os princípios de concorrência e liberdade tarifária.
🛬 A companhia também informou que já forneceu todas as informações solicitadas pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), em resposta às perguntas sobre a investigação do órgão, que investiga se a Gol e a Latam praticaram combinação de preços na venda de passagens aéreas.
“A Gol informa que apresentou todas as informações solicitadas pelo Cade e que continua à disposição do órgão. A companhia reitera que sempre defendeu a livre concorrência e a liberdade tarifária entre todos os competidores. A Gol nega e repudia qualquer prática que fira tais princípios”, disse a empresa em nota.
A SG (Superintendência-Geral) do órgão antitruste optou por prorrogar o inquérito administrativo do caso, iniciado em novembro do ano passado após solicitação do MPF (Ministério Público Federal) ao Cade.
🗣️ A Latam, por sua vez, já havia se manifestado anteriormente ao jornal "O Estado de São Paulo", declarando que foi informada do processo em 10 de novembro de 2023 e respondeu a todas as perguntas do Cade dentro dos prazos estabelecidos.
✈️ O Cade deu início a uma investigação para apurar se as companhias aéreas Gol e Latam se uniram para elevar os preços das passagens aéreas. A suspeita é de que as empresas tenham combinado preços através de seus sistemas de emissão de bilhetes, resultando em valores artificialmente altos para os consumidores.
A investigação também examinará se os sistemas foram configurados para aumentar os preços independentemente da demanda. Caso sejam confirmadas irregularidades, o Cade enfrentará o desafio de enquadrar as empresas, uma vez que a legislação vigente requer evidências formais, como interceptações telefônicas. A investigação surge em resposta às pressões para explicar o aumento das tarifas aéreas.
Leia também: Gol (GOLL4) e Latam são investigadas pelo Cade; entenda
Em março, a Gol pediu intimação da Latam à corte norte-americana após a tentativa de apropriação de aeronaves.
A medida terá duração de 30 dias e visa permitir que a empresa conduza uma investigação completa do ocorrido.