Latam desiste de disputa por aviões da Gol (GOLL4), diz jornal
Em março, a Gol pediu intimação da Latam à corte norte-americana após a tentativa de apropriação de aeronaves.
A companhia aérea Gol (GOLL4) registrou um prejuízo líquido de R$ 3,9 bilhões no segundo trimestre de 2024. Esse resultado representa uma reversão em relação ao lucro de R$ 556 milhões obtido no mesmo período de 2023. Considerando os ajustes contábeis, o prejuízo ajustado da Gol foi de R$ 1 bilhão, ante um lucro de R$ 416 milhões no ano anterior.
✈️ O prejuízo ajustado da Gol não considera alguns itens que impactaram o resultado do período, como os ganhos de R$ 2,7 bilhões obtidos com a variação cambial, a perda de R$ 166 milhões relacionada aos títulos Exchangeable Notes e Capped Calls, e as despesas não recorrentes de R$ 336 milhões referentes ao processo de recuperação judicial da companhia nos Estados Unidos, conhecido como Chapter 11.
Leia também: Copel (CPLE6) desliga 1.078 funcionários e encerra PDV
O indicador Ebitda recorrente da empresa apresentou um desempenho inferior ao do ano anterior, somando R$ 745 milhões, o que representa uma redução de 21,3%. Consequentemente, a margem Ebitda recorrente também foi impactada negativamente, diminuindo 3,9 pontos percentuais e alcançando 18,9%.
💸 A companhia aérea estimou que as fortes chuvas no Rio Grande do Sul causaram um impacto negativo de cerca de R$ 100 milhões no resultado operacional do trimestre. Essa perda foi resultado da queda de R$ 120 milhões nas receitas, parcialmente compensada pela redução de custos devido à menor quantidade de voos. Já a margem operacional foi reduzida em 1,9 ponto percentual por causa desse evento.
No segundo trimestre, a receita líquida da companhia somou R$ 3,9 bilhões, apresentando uma redução de 5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Entretanto, ao excluir o impacto do fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a queda na receita líquida seria menor, atingindo 2,1%.
Em março, a Gol pediu intimação da Latam à corte norte-americana após a tentativa de apropriação de aeronaves.
A medida terá duração de 30 dias e visa permitir que a empresa conduza uma investigação completa do ocorrido.