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Um mercado que vê poucos negócios grandiosos viu um M&A de peso nesta semana. O grupo Estado de S. Paulo, dono do jornal Estadão, anunciou a compra da NZN, controladora do site TecMundo, um dos principais no segmento de tecnologia do país.
Embora o valor da operação não tenha sido divulgado por nenhuma das partes, a cifra envolvida na transação pode estar na casa do milhão. A ideia do investidor é que o jornal centenário aproveite a expertise da empresa mais conectada com as novas gerações para fazer crescer sua audiência.
O primeiro passo para isso é integrar as duas empresas, que passarão a compartilhar as páginas principais de seus respectivos sites. O cálculo interno é que, excluindo os usuários em comum, as empresas ganharão até 3 milhões de novos visitantes mensais, considerando o portfólio da NZN que inclui ainda os serviços Voxel, Minha Série, Mega Curioso e The Brief.
“O que nos atraiu foi a audiência do TecMundo e das outras marcas da NZN, além da sua capacidade de produção audiovisual,” Erick Bretas, o CEO do Estadão, disse ao Brazil Journal. “Faz parte da nossa estratégia produzir muito mais conteúdo em vídeo – seja porque a rentabilização do vídeo é maior, seja porque isso nos permite fazer também projetos publicitários e branded content”.
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O foco também está em outras verticais online, onde a empresa adquirida tem mais audiência. No YouTube, por exemplo, o número de seguidore da NZN é quase quatro vezes maior que o do Estadão.
As empresas também começarão a investir em conteúdo personalizado para empresas, além de prospectar novos negócios na área de eventos. As verticais Paladar, o E-Investidor e o Jornal do Carro devem ser favorecidas com esse movimento do jornal que é redigido na capital paulista.
“Ter essa infraestrutura de produção audiovisual vai potencializar esses negócios, assim como os serviços de white label que eles fazem,” disse Bretas. “Vamos botar um pé na gestão de sites e redes sociais para as empresas que não desejam investir em equipe própria”, conclui.
Já Thiago Cruz, CEO da NZN, destaca que as sinergias entre as duas empresas deve ampliar o alcance e a relevância delas no mundo digital. Tambem afirma que a transação vai abrir caminho para a aceleraçao de novos produtos e modelos de negócios.
“A NZN é hoje um dos principais players independentes de conteúdo digital do país, com marcas fortes, produtos relevantes e um time de alto desempenho, com destaque para o TecMundo. Fazer parte do Estadão, um ícone do jornalismo brasileiro e uma empresa com grande competência digital, é o melhor caminho para nossas marcas e nosso time”, pontua.
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