Eneva (ENEV3) bate recorde operacional e ainda lucra R$ 384 milhões no 1T25
Companhia elétrica que integra produção de gás natural à geração térmica reverte prejuízo apurado há um ano
A Eneva (ENEV3) planeja investir cerca de R$ 4 bilhões para expandir a capacidade da termelétrica Celse, localizada em Sergipe, de 1,6 GW para 2,8 GW, segundo o diretor de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da companhia, Marcelo Cruz Lopes. A confirmação dos investimentos dependerá da conquista de contratos no próximo leilão de reserva de capacidade do governo, agendado para este ano.
⚡Os investimentos serão confirmados após a empresa conquistar contratos no próximo leilão de reserva de capacidade do governo, previsto para este ano. No certame, cuja data ainda não está definida, a companhia planeja também renovar os contratos das usinas térmicas Parnaíba I e Parnaíba III, cujas vigências expiram no final de 2027, segundo a "Reuters".
Leia também: Iguatemi (IGTI11) aumenta participação no shopping Iguatemi São Paulo para 59,57%
A usina da Eneva está programada para utilizar parte do gás natural remanescente da FSRU (unidade flutuante de armazenamento e regaseificação) da empresa, que tem capacidade para 21 milhões de m³/dia, na região metropolitana de Aracaju, localizada no litoral de Sergipe. No momento, a Celse consome aproximadamente 6 milhões de m³/dia. Caso a expansão seja contratada neste leilão, espera-se que a demanda cresça para cerca de 7 milhões de m³/dia, conforme informado pelo executivo.
🔥 O leilão, que promete oportunidades para geradores termelétricos e hidrelétricos, estava inicialmente agendado para agosto, mas o Ministério de Minas e Energia ainda não publicou as regras finais nem um cronograma atualizado até o momento.
Companhia elétrica que integra produção de gás natural à geração térmica reverte prejuízo apurado há um ano
Geradora de energia elétrica atribui uma série de justificativas para o seu desempenho, entre as quais a valorização do dólar no período