Embraer (EMBR3) voa 4% antes de Trumplência e Ibovespa pega carona

Ações da fabricante de aeronaves sobem forte antes do início do tarifaço de 50% contra o Brasil.

Author
Publicado em 29/07/2025 às 17:34h - Atualizado 1 dia atrás Publicado em 29/07/2025 às 17:34h Atualizado 1 dia atrás por Lucas Simões
EMBR3 é um dos nomes mais sensíveis às tarifas comerciais (Imagem: Shutterstock)

O Ibovespa fechou nesta terça-feira (29) aos 132.825,64 pontos, alta de +0,53%, com as ações da Embraer (EMBR3) liderando os ganhos do índice, na faixa de +4,12% e negociadas por R$ 68,98 cada.

Não é segredo que a fabricante de aeronaves é um dos nomes mais sensíveis na bolsa de valores brasileira à turbulência desencadeada pelo tarifaço de 50% contra os produtos do Brasil destinados aos Estados Unidos, conforme promessa de Donald Trump a partir do dia 1º de agosto.

Todavia, o mercado tem se agarrado aos esforços diplomáticos do governo brasileiro junto à Casa Branca para reverter ou, pelo menos, amenizar tais impactos. Os ganhos do Ibovespa só não foram maiores hoje devido ao recuo de quase −1% dos papéis da mineradora Vale (VALE3).

Por sua vez, o dólar à vista terminou o dia valendo R$ 5,56, baixa de −0,36%, dado que a provável manutenção da taxa Selic a 15% ao ano favorece a apreciação da moeda brasileira contra a divisa americana.

Wall Street

Dia de correção para as ações americanas (stocks), uma vez que os investidores globais preferem esperar pela decisão do Federal Reserve (órgão equivalente ao nosso Banco Central) sobre a taxa básica de juros nos Estados Unidos.

O foco não está na mudança dos juros, que devem permanecer na banda entre 4,25% e 4,50% ao ano, mas nos sinais do banqueiro central Jerome Powell sobre se esse patamar continuará elevado por mais tempo, como reflexo do tarifaço de Donald Trump a diversos países.

Leia mais: Gigante brasileira negocia com maior desconto da década e banco aposta na alta

Ações que mais subiram do Ibovespa hoje

Ações que mais caíram do Ibovespa hoje