Embraer (EMBR3): Eve prevê produção do 1º ‘carro voador’ ainda este ano
O foco é produzir um veículo real, que será usado para futuros testes e certificação junto à ANAC.
Carros voadores estão perto de virar uma realidade no Brasil. É que a Embraer (EMBR3) pretende fazer testes com o protótipo de seu "carro voador" ainda neste ano e colocar o equipamento em serviço em 2026.
O "carro voador" é chamado formalmente de eVTOL, sigla de electric vertical take-off and landing aircrafts, isto é, aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais. E está sendo produzido na cidade de Taubaté, em São Paulo, pela Eve Air Mobility, empresa de mobilidade aérea urbana da Embraer.
As primeiras imagens do primeiro protótipo do eVTOL em escala real da Eve foram publicadas nesta semana nas redes sociais da Embraer. Veja:
"Estamos avançando significativamente na montagem do nosso primeiro protótipo do eVTOL, com previsão para finalizar a produção e iniciar os voos", afirmou o CEO da Eve Air Mobility, Johann Bordais, em nota.
Em entrevista à "TV Vanguarda", filial da "Rede Globo" no Vale do Paraíba, Johann Bordais acrescentou que a construção do protótipo será concluída ainda no primeiro semestre de 2024. "E, se der tudo certo, voar até o fim do ano", disse o CEO da Eve.
Segundo ele, a ideia é que o eVTOL represente uma opção extra de mobilidade e ajude a "democratizar o céu". "Não vai substituir o carro, não vai substituir o helicóptero, mas vai dar uma alternativa", explicou o executivo.
A Embraer já tem quase três mil cartas de intenções de compra do eVTOL. Com motores elétricos e capacidade de pousar e decolar de forma vertical, a aeronave pode alcançar até 100 km e uma velocidade de aproximadamente 185 km/h.
O foco é produzir um veículo real, que será usado para futuros testes e certificação junto à ANAC.
A carteira de pedidos firmes atingiu o maior nível em sete anos, totalizando US$ 21,1 bilhões no final de março.