Embraer (EMBR3) e Itaú (ITUB4) amargam tarifa de 50% e derrubam Ibovespa

Índice de referência da bolsa brasileira só não teve queda maior por conta da alta das ações da Vale (VALE3).

Author
Publicado em 10/07/2025 às 18:12h - Atualizado 1 dia atrás Publicado em 10/07/2025 às 18:12h Atualizado 1 dia atrás por Lucas Simões
Enquanto o Ibovespa mergulha, as ações americanas batem recordes (Imagem: Shutterstock)

O Ibovespa fechou nesta quinta-feira (10) aos 136.743,26 pontos, recuou de −0,54%, uma bola que já era cantada no mercado diante do tarifaço de 50% aplicados sobre produtos brasileiros destinados aos Estados Unidos, recado dado por Donald Trump na véspera.

Chama a atenção que justamente empresas de peso na composição do Ibovespa lideraram as perdas do índice hoje, com destaque para Embraer (EMBR3) e Itaú (ITUB4), que afundaram −3,70% e −2,83%, respectivamente.

O filme da bolsa brasileira só não ficou mais queimado porque as ações da mineradora Vale (VALE3) saltaram mais de +2% hoje, acompanhando a subida dos preços do minério de ferro na China. Já a Petrobras (PETR4) teve ligeira queda de −0,25%.

Em meio a todo esse vendaval nos mercados, o Investidor10 apurou quais são as ações listadas na B3 que ganham e perdem com novas tarifas de Trump, sendo um dos nomes mais casca-grossa a fabricante de motores elétricos WEG (WEGE3).

Quem continuou ganhando terreno hoje foi o dólar à vista, que terminou o pregão valendo R$ 5,54, alta de +0,78%, refletindo não apenas preocupações com a guerra tarifária, como também o descontrole da inflação brasileira.

Wall Street

Mais um fechamento recorde dos principais índices acionários na bolsa americana, uma vez que os investidores globais resolveram deixar de lado a volatilidade causada pelas tarifas comerciais de Donald Trump.

Embora a maioria das ações americanas (stocks) tenha tido um dia positivo, o Ibovespa em dólar, acessível pelo iShares MSCI Brazil (EWZ) caiu quase −2%, ante a reação do presidente Lula em retaliar os americanos.

Leia mais: WEG (WEGE3) cai 25% em 2025 e será que tarifas de Trump abrem oportunidade?

Ações que mais subiram do Ibovespa hoje

Ações que mais caíram do Ibovespa hoje