Em nova aquisição, dona do iFood coloca Just Eat Takeaway no portfólio

Empresa ofereceu prêmio de 22% pelas ações

Author
Publicado em 25/02/2025 às 19:52h - Atualizado 1 dia atrás Publicado em 25/02/2025 às 19:52h Atualizado 1 dia atrás por Wesley Santana
(Imagem: Shutterstock)

A Prosus, controladora do iFood, anunciou nesta segunda-feira (24) uma nova aquisição. A empresa assinou um contrato de intenção de adquirir a Just Eat Takeaway por 4,1 bilhões de euros.

🍔 Com a confirmação do negócio, será criada a quarta maior empresa de delivery do mundo. A companhia deve deixar de ofertar suas ações na bolsa e se tornar uma empresa de capital privado.

A Prosus ofereceu pela empresa 20,30 euros por ação, o que configura um prêmio de 22% em relação ao preço médio dos papéis nos últimos meses. No entanto, está abaixo do valor fixado no IPO da companhia em 2016.

“É um prêmio muito significativo em relação ao preço atual das ações”, disse Jitse Groen, CEO da Just Eat. “E isso é sempre o mais importante nessas transações”, pontuou.

Agora, a oferta deve passar por avaliação dos acionistas.

Há pouco mais de dois meses, a empresa já tinha anunciado a compra do site de viagens Decolar. A quantia paga pela operação em vários países foi de US$ 1,7 bilhão, segundo comunicado divulgado na época.

A aquisição foi fechada com a compra da totalidade das ações da Despegar que circualsvam no mercado. Houve, ainda, o pagamento de um prêmio de 33% em relação ao preco das ações no dia.

“Esta aquisição demonstra nossa estratégia de gerar valor criando ecossistemas de alta qualidade de negócios de tecnologia complementares”, disse o CEO da Prosus, Fabricio Bloisi. “Vamos acelerar o crescimento da Despegar alavancando os extensos pontos de contato com o cliente dentro do nosso portfólio”.

Com filiais em dezenas de países, a Desoegar é responsavel por processar quase 10 milhões de passagens aéreas todos os anos. O M&A deve ser concluído ainda neste ano de 2025.