Elon Musk rebate IA automotiva da Nvidia que fez Tesla derreter na bolsa de valores
Homem mais rico do mundo investe na fronteira tecnológica para tirar do papel carros controlados por robôs.
Não é nenhuma novidade que as empresas chinesas conseguem fabricar os mesmos equipamentos tecnológicos com um custo mais baixo que o de outros países. Mas imagine que isso tenha chegado também no setor automobilístico, onde as empresas não têm muita margem para negociar seus lucros.
Pois foi isso que a Xiaomi fez nesta semana, ao precificar seu novo SUV elétrico, o YU7. A marca fixou o custo do automóvel em 253 mil iuanes, valor equivalente a US$ 35 mil e até 4% mais barato que o modelo Y da Tesla.
A empresa abriu o processo de pré-venda na última quinta (26), quando, em apenas 3 minutos, atingiu a marca de 200 mil reservas. A chinesa espera fazer parcerias com outras marcas do país para garantir a criação de um ecossistema de tecnologia para conectar equipamentos.
“O Xiaomi YU7 apresenta um Xiaomi Hyper XiaoAi AI Voice Assistant atualizado, que agora é executado em um grande modelo de IA com suporte para interação multimodal e interação de voz fora do carro. Com quatro módulos e uma matriz de 8 microfones, os módulos de 4 vozes permitem uma comunicação suave com o veículo, mesmo quando está do lado de fora”, diz o manual da marca.
Leia mais: O céu é o limite: Analistas dão apenas semanas para que Nvidia e Microsoft superem os US$ 4 trilhões
Um dos diferenciais deste modelo é o poder da bateria, que garante autonomia de 835 quilômetros. Além disso, o equipamento traz compatibilidade com carregadores ultra rápidos, o que permite carga de 80% da bateria em menos de 15 minutos.
O YU7 está disponível em três versões e nove cores, que tentam dar ao veículo um ar de modelo luxuoso. A parte interna do veículo também pode ser escolhida pelo consumidor na hora da reserva, conforme informações da marca.
Este é o segundo modelo de carro lançado pela Xiaomi, sendo que o primeiro havia sido um o sedan SU7, que foi inspirado nos automóveis da Porsche. Desde o fim do ano passado, a primeira versão superou o rival Tesla Model 3 em vendas na China.
“O Xiaomi YU7 está longe de ser um SUV "quadrado" comum e sem inspiração - é um SUV de luxo de alto desempenho que atende às demandas de luxo, conforto e espaço diários. Representa a resposta certa para a nova era dos SUV”, completa a chinesa.
Homem mais rico do mundo investe na fronteira tecnológica para tirar do papel carros controlados por robôs.
No acumulado de 2025, a companhia liderada por Elon Musk registrou uma queda de 8,6% nas vendas, totalizando 1,64 milhão de unidades entregues.