Zamp (ZAMP3), dona do BK, vai operar Starbucks no Brasil, diz site
Empresa tem opção de comprar 150 lojas da cafeteria que estão abertas no país
Dona das redes de restaurantes Burger King e Popeyes no Brasil, a Zamp (ZAMP3) pretende expandir os negócios, adquirindo a licença de operação da Starbucks (SBUB34) no Brasil. A negociação foi antecipada pelo jornal "Valor Econômico".
☕ De acordo com a publicação, a Zamp mantém conversas com a rede americana Starbucks desde dezembro de 2023 para obter o contrato de licenciamento da marca. Ao mesmo tempo, a companhia busca a venda da operação da Starbucks no Brasil que ainda está nas mãos da SouthRock Capital.
Leia também: Cacau show anuncia compra da Playcenter
Operadora da Starbucks, Subway e Eataly no Brasil, a SouthRock entrou com um pedido de recuperação judicial na Justiça de São Paulo em outubro de 2023. Afetada pela redução das vendas na pandemia de covid-19, a companhia reportou uma dívida de R$ 1,8 bilhão e tem fechado lojas da Starbucks no país.
Segundo o plano de recuperação judicial da SouthRock, a companhia fechou 55 lojas que apresentavam resultados negativos e fez uma reestruturação que atingiu 20% da equipe administrativa da marca ao longo de 2023. Contudo, ainda detém 135 lojas da Starbucks em operação no Brasil.
A Zamp é controlada pelo fundo árabe Mubadala desde novembro de 2023. O fundo detém 39,57% das ações da companhia e propôs a sua retirada do Novo Mercado da B3 no fim de 2023.
🍔 Na ocasião, o Mubadala disse que a dona do Burger King e do Popeyes tem um alto potencial de crescimento, mas estava limitada às condições de financiamento impostas pelo Novo Mercado. Por isso, afirmou que a saída voluntária do Novo Mercado poderia contribuir com o crescimento de longo prazo da Zamp.
Uma das possibilidades citadas à época pelo Mubadala era a combinação de negócios com empresas que possuem negócios sinérgicos com os da Zamp e que não integram o Novo Mercado.
Na última sexta-feira (16), no entanto, o Goldman Sachs rebaixou a recomendação para as ações da Zamp de neutra para venda por ver desafios para o crescimento e alta concorrência no negócio de hamburguer.
Empresa tem opção de comprar 150 lojas da cafeteria que estão abertas no país
A dona do Burguer King no Brasil já havia recebido a renúncia de outros três membros do Conselho de Administração neste ano.