Vale (VALE3) e BHP encerram processo de recuperação judicial da Samarco
O caso estava em curso desde a crise gerada pelo rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015, em Mariana (MG).
🏆 Se por um lado o dólar se afasta cada vez mais do patamar de R$ 6, na outra ponta, o Ibovespa fechou em 134.580,43 pontos nesta quinta-feira (24), renovando o seu maior patamar em 2025, com ganho diário de +1,78%.
E justamente um dos pesos-pesados que compõe o principal índice acionário brasileiro contribuiu para o resultado: as ações da Vale (VALE3) saltaram quase +2% à medida que o mercado aguarda a divulgação do relatório de resultados do primeiro trimestre do ano (1T25).
Apesar de ter reportado prejuízo nesta temporada de balanços, os papéis da Hypera (HYPE3) subiram mais de +12% no pregão, liderando os ganhos do Ibovespa. Sem a mesma sorte, a Azul (AZUL4) afundou quase −25% após anunciar um follow-on para colocar na praça mais 464 milhões de novas ações.
Por sua vez, o dólar à vista encerrou a sessão em R$ 5,69. Só que, conforme dados do Investidor10, o real brasileiro ainda perde cerca de −10,27% do seu poder de compra na moeda americana no acumulado dos últimos 12 meses.
🤖 Parece que os investidores globais voltaram a comprar as ações americanas de tecnologia, que ficaram bastante baratas desde que o presidente dos Estados Unidos Donald Trump encampou a escalada da guerra comercial, mas que já começa a dar sinais de abertura para negociações com a China.
Pelo terceiro dia consecutivo, gigantes que integram o seleto grupo das Sete Magníficas todas fecharam no positivo, com os investidores entendendo que a taxação aos produtos chineses não será de 145% como havia prometido antes a administração Trump.
➡️ Leia mais: Carteira Antifrágil: a estratégia que cresce em meio ao caos ganha força entre investidores brasileiros
O caso estava em curso desde a crise gerada pelo rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015, em Mariana (MG).
AGU diz que Vale extraiu minério de forma irregular na mina do Tamanduá, em Minas Gerais.