Depois de incorporar Eletromidia, como foi o 2º semestre da Globo?

Mesmo com TV paga caindo, as receitas totais do grupo de comunicação seguem em crescimento.

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Publicado em 08/09/2025 às 16:41h - Atualizado 11 horas atrás Publicado em 08/09/2025 às 16:41h Atualizado 11 horas atrás por Wesley Santana
Globo Participações é o maior conglomerado de mídia do Brasil e um dos maiores do mundo (Imagem: Shutterstock)

Embora não tenha suas ações na bolsa de valores, a Globo publica trimestralmente o seu balanço financeiro. O documento serve não só para mostrar ao público a saúde financeira da companhia, mas para dar credibilidade aos títulos de dívidas que são emitidos.

No último documento, referente ao segundo trimestre de 2025, a companhia reportou uma receita total de R$ 4,472 bilhões, com alta de 13% na comparação com um ano antes. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos e amortizações), porém, recuou para R$ 286 milhões, tendo a margem ficado em 6,4%.

A pedra no sapato da companhia de comunicação continua sendo a TV à cabo, que vem registrando baixas sucessivas nos últimas temporadas, mas o movimento tem sido amortecido pelo streaming. Os canais da Globo na TV paga registraram queda de 10% (para 7,9 milhões assinantes), enquanto o Globoplay apresentou queda de 30% também na comparação anual.

Na análise do JPMorgan, grande parte da volatilidade do negócio está também atrelada aos eventos esportivos e às licenças da emissora por eles. Por isso, o banco de investimentos classificou os resultados como mistos, sendo marcado por uma deterioração da lucratividade, mas fortificação das métricas de crédito.

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Os analistas ainda elevaram a recomendação para os títulos emitidos pela companhia com vencimento para 2030, de neutro para compra. Eles também pontuaram que a companhia deve manter os números nos próximos trimestres, terminando 2025 com o Ebitda acima de R$ 2 bilhões.

Esse é o primeiro balanço que a Globo divulga depois de fechar o capital da Eletromidia, empresa que foi adquirida no final do ano passado. Como dona da maior parte das ações, a emissora fez uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) quando ofereceu R$ 27 por ação aos investidores.

GeTV disputa com Cazé TV

Na semana passada, a Globo lançou outra vertical para competir no ambiente digital. A companhia lançou a GeTV, canal do YouTube para fazer frente a concorrentes de peso, caso da Cazé TV.

O canal foi lançado com o objetivo de transmitir eventos esportivos de uma forma descontraída. Desta forma, tanto a transmissão quanto a narração das partidas serão feitas por uma equipe a parte da TV tradicional.

A estreia do canal foi realizada durante o jogo do Brasil e Chile pelas eliminatórias da Copa de 2026. Na ocasião, a transmissão online registrou mais de 6,7 milhões de visualizações, sendo que mais de 1,4 milhão de telespectadores se conectaram de forma simultânea.

“É um canal que nasce como uma evolução na oferta digital de esportes da Globo. Gratuita, com linguagem irreverente e informal, com foco na experiência ao vivo, é mais uma janela importante e estratégica para o esporte da Globo”, explica Eduardo Gabbay, diretor de Canais Esportivos da Globo. “A ideia é seguir expandindo sua distribuição, criando novas oportunidades para as marcas parcerias, detentores de direitos, parceiros de distribuição, e principalmente fortalecendo ainda mais a conexão com o público apaixonado por esportes”.

O novo canal já tem os direitos para transmitir eventos de peso, caso das principais competições do futebol brasileiro e sul-americano. As rodadas da seleção brasileira de futebol, vôlei, surfe e skate também serão exibidas no novo serviço que é gratuito.