💲 A
CSN (CSNA3) informou ao mercado que não há negociações concretas em andamento para a venda de seus ativos, em resposta a questionamentos da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) sobre notícias veiculadas recentemente na imprensa a respeito de possíveis desinvestimentos do grupo.
Em comunicado , a companhia esclareceu que as informações publicadas têm como base o Fato Relevante de 15 de janeiro de 2026, no qual foi informado que o Conselho de Administração autorizou o início de um projeto de alienação estruturada de ativos relevantes, com o objetivo de equacionar de forma definitiva a estrutura de capital do grupo e reduzir o endividamento.
Segundo a CSN, naquela ocasião foram apresentadas ao mercado estratégias de curto prazo para cada um de seus segmentos de atuação. Entre elas, a potencial venda de participação relevante no negócio de infraestrutura, a possível alienação do controle da CSN Cimentos Brasil S.A. e a avaliação de alternativas ou parcerias no segmento de siderurgia.
💰 A companhia ressaltou, no entanto, que não existe avanço significativo em relação a essas iniciativas, que ainda se encontram em estágio inicial de avaliação. A CSN afirmou que informações sobre eventuais compradores, percentuais definidos ou tratativas avançadas configuram mera especulação, uma vez que não há, até o momento, decisões concluídas que justifiquem nova divulgação ao mercado.
Em relação ao segmento de siderurgia, a empresa destacou que o processo se limita à análise de alternativas e parcerias voltadas à geração de caixa no curto prazo, sem qualquer definição concreta. A companhia acrescentou que sequer houve a contratação de assessor financeiro para uma eventual operação nessa área, o que reforça o caráter preliminar das análises.