Nvidia (NVDC34) lança chip com IA para reforçar liderança no mercado
O lançamento integra dois chips em um único componente, totalizando 208 bilhões de transistores, mais que o dobro do chip anterior.
💻 Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (9) o governo chinês anunciou o início de uma investigação contra a empresa norte-americana Nvidia (NVCD34), sob a acusação de violação das leis antimonopólio do país.
A Administração Estatal de Regulamentação do Mercado não forneceu detalhes específicos sobre as supostas infrações às leis antimonopólio cometidas pela empresa norte-americana, reconhecida por seus chips de inteligência artificial e jogos.
Além disso, o órgão regulador chinês alegou que a Nvidia pode ter descumprido os termos da aprovação condicional concedida em 2020 para a aquisição da Mellanox Technologies, empresa israelense.
Leia também: Trump diz que não tentará substituir Powell no comando do Fed
🔎 A investigação desencadeada pela China ocorre em resposta às mais recentes restrições impostas pelos Estados Unidos ao setor de semicondutores chinês. Na semana passada, o governo norte-americano ampliou as sanções, restringindo as exportações para 140 empresas chinesas, incluindo fabricantes de equipamentos para produção de chips.
Em resposta direta às novas restrições impostas pelos Estados Unidos, a China tomou medidas de retaliação. Imediatamente após o anúncio de Washington, Pequim proibiu a exportação de minerais estratégicos como gálio, germânio e antimônio para os Estados Unidos.
👀 Além disso, quatro das principais associações do setor tecnológico chinês emitiram um comunicado conjunto, alertando as empresas nacionais sobre os riscos de adquirir chips norte-americanos, considerados agora como "não seguros". A recomendação é priorizar a compra de chips produzidos no mercado interno.
O lançamento integra dois chips em um único componente, totalizando 208 bilhões de transistores, mais que o dobro do chip anterior.
A empresa está em 3º lugar no ranking de empresas mais valiosas do mundo.