CEO da Boeing (BOEI34) vai deixar empresa neste ano; acionistas reagem

Presidentes do conselho e da divisão de aviões comerciais também vão renunciar cargos

Author
Publicado em 25/03/2024 às 14:27h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 25/03/2024 às 14:27h Atualizado 3 meses atrás por Wesley Santana
Executivo estava à frente dos negócios desde 2020. Foto: Shutterstock

✈️  A Boeing (BOEI34) informou que o atual diretor-presidente do grupo, Dave Calhoun, deixará o cargo no final de 2024. A informação foi divulgada através de fato relevante na manhã desta segunda-feira (25).

Dave ocupa a cadeira mais importante da empresa desde 2020, quando assumiu em meio a uma grande crise de reputação da companhia, depois dos acidentes, em outubro de 2018 e março de 2019. Seu mandato termina também no centro de outra crise de imagem, motivada por recentes incidentes aéreos.

Junto de Dave, Stan Deal também vai deixar o cargo de CEO da divisão de aviões comerciais para se aposentar. Além disso, Larry Kellner, atual presidente do conselho da companhia, da mesma forma afirmou que não deve concorrer à reeleição.

🍔 Leia também: Ações da Zamp (ZAMP3) disparam com anuncio de recompra de ações

A Boeing está sob a mira dos principais reguladores aéreos do mundo, desde que um jato Boeing 737 Max-8 perdeu parte de sua fuselagem durante o voo, no último mês de janeiro. Felizmente, não houve mortos ou feridos e breve passageiros e tripulação.

Os voos comerciais feitos com o modelo de aeronave envolvido no incidente chegaram a ser proibidos no Brasil e nos Estados Unidos. Semanas depois, porém, as respectivas entidades decidiram por liberar as operações nos países. 

No mês passado, a Agência Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês) deu um prazo de 90 dias para a Boeing apresentar um plano de controle de qualidade de suas aeronaves. A entidade destacou que a empresa precisa “se comprometer com uma verdadeira e profunda melhora”, disse, em nota.

Acionistas respondem

📈 As ações da Boeing, que estava mergulhado em uma queda de 25% no ano, apresentam uma recuperação na manhã desta segunda. Em NYSE, o ticker chegou a subir mais de 2%, para US$ 191

Já o BDR BOEI34, negociado diretamente na B3, apresenta alta de 3%, cotado a R$ 978.