BTG (BPAC11) conclui compra do antigo Banco Nacional

Negócio foi concluído após o BC encerrar o processo de liquidação extrajudicial do banco.

Author
Publicado em 15/08/2024 às 19:45h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 15/08/2024 às 19:45h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
Banco Nacional estampava o boné usado por Ayrton Senna (Shutterstock)

O BTG Pactual (BPAC11) concluiu nesta quinta-feira (15) a aquisição do controle acionário do Banco Nacional, o BNSA.

🏎️ O Banco Nacional era patrocinador de Ayrton Senna, mas faliu um ano depois da morte do piloto brasileiro de fórmula 1 e estava em liquidação extrajudicial desde 1996. 

O processo de liquidação extrajudicial foi encerrado apenas nesta quinta-feira (15) pelo BC (Banco Central). De acordo com o BC, a decisão leva em conta a "transferência de controle acionário da sociedade, que propicia a retomada de suas atividades econômicas sob nova administração".

O BTG fechou um acordo para comprar o controle do Banco Nacional em 31 de maio, mas o negócio dependia do fim do regime de liquidação extrajudicial do BNSA. Por isso, foi concluído nesta quinta-feira (15). 

Leia também: Nubank (ROXO34): fundador vende ações e levanta quase R$ 2,2 bilhões

🏦 Segundo o BTG, a operação faz parte da estratégia de investimentos da sua área de Special Situations, que trabalha com a aquisição e recuperação de carteiras de créditos inadimplidos e compra de ativos financeiros alternativos e que "acumula expertise em turnaround de instituições financeiras em regime especial". Nesta linha, o BTG já comprou créditos do Banco Econômico e do Bamerindus.

No caso do Banco Nacional, o BTG também fará uma OPA(Oferta Pública Unificada de Aquisição) para comprar de a totalidade das demais ações do banco. A OPA ainda mira o cancelamento de registro de companhia aberta na categoria A do banco na CVM.