Braskem (BRKM5) nega plano de reestruturação financeira

A companhia teria sinalizado a credores internacionais que apresentaria o plano até janeiro.

Author
Publicado em 10/11/2025 às 13:57h - Atualizado Agora Publicado em 10/11/2025 às 13:57h Atualizado Agora por Elanny Vlaxio
O diagnóstico econômico-financeiro da empresa está em andamento (Imagem: Shutterstock)
O diagnóstico econômico-financeiro da empresa está em andamento (Imagem: Shutterstock)
A Braskem (BRKM5) afirmou que ainda não definiu nem decidiu sobre um eventual plano de reestruturação financeira. A declaração nega informações da reportagem do Broadcast, do Estadão, segundo a qual a companhia teria sinalizado a credores internacionais que apresentaria o plano até janeiro, quando vencem aproximadamente US$ 170 milhões em juros de títulos no exterior. 
💸  A petroquímica informou que o diagnóstico econômico-financeiro está em curso, com suporte de assessores jurídicos e financeiros. O propósito, conforme destacou a empresa, é otimizar sua estrutura de capital, porém ainda não há ações definidas ou documentos oficiais referentes a uma possível reestruturação, disse a empresa em resposta à CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
"Os trabalhos relativos ao referido diagnóstico estão atualmente em curso e, como parte de tais trabalhos, os assessores da Companhia têm sido contatados por credores e têm mantido conversas preliminares com o objetivo de obter as informações necessárias para avaliar e propor à administração alternativas para a otimização da estrutura de capital da Companhia", diz o comunicado. 

Relembre os números da Braskem

A Braskem anunciou queda de 9% nas vendas de resinas no 3º trimestre de 2025 frente ao mesmo intervalo de 2024, totalizando 787 mil toneladas. As vendas de “principais químicos” recuaram 2%, para 700 mil toneladas, e as de plástico “verde” diminuíram 4%, somando 44 mil toneladas.
💰 Conforme a empresa, a retração no mercado doméstico reflete a menor demanda nacional por polipropileno, além da redução nas vendas de polietileno e policloreto de vinila. Nos Estados Unidos e Europa, as vendas caíram 1%, para 495 mil toneladas, enquanto no México houve queda de 30%, chegando a 146 mil toneladas.
A companhia salientou que, no trimestre, foi concluída a primeira parada geral de manutenção na central petroquímica Braskem Idesa, que envolveu mais de 3 mil pessoas. Por conta dessa parada programada, houve redução na taxa de utilização e no volume de vendas em relação ao trimestre anterior, com spreads internacionais estáveis.