Bolsa amplia horário do pregão a partir da próxima semana; veja mudanças

Principal alteração ocorre no mercado à vista para ações e BDRs

Author
Publicado em 31/10/2024 às 21:10h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 31/10/2024 às 21:10h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
Sede da B3, no centro de São Paulo (Imagem: Shutterstock)

A B3 (B3SA3) informou que, a partir da próxima segunda-feira (4), o pregão principal terá um novo horário, se estendendo das 10h às 18h (horário de Brasília). Essa alteração foi comunicada pela empresa no início de outubro.

A mudança ocorre em razão do término do horário de verão nos Estados Unidos. O novo horário serve principalmente para o mercado à vista, que concentra tanto ações de companhias brasileiras como BDRs de empresas estrangeiras negociados no Brasil.

ETFs, derivativos e contratos futuros continuam tendo um horário diferenciado, podendo variar entre as 9h e 18h30, a depender do ativo. No mercado a termo, as negociações serão feitas das 10h às 18h25 a partir da próxima segunda (4).

🤑 Leia mais: Qual é o melhor investimento em outubro e em 2024? Veja lista

Sem horário de verão

Na contramão disso, o governo brasileiro decidiu não adotar o horário de verão neste ano, cancelado ainda em 2019. Depois de análises do ONS (Operador Nacional do Setor Elétrico) chegou-se a conclusão que não havia necessidade da mudança de relógio para 2024.

A implantação do horário de verão havia sido uma recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico ainda em setembro, um período de secas. No entanto, com a melhora no cenário das chuvas, a proposta foi reavaliada e derrubada por membros do governo.

"É importante que seja sempre considerado, não pode ser fruto de uma avaliação apenas dogmática ou de cunho político. É uma política que tem reflexos tanto positivos quanto negativos no setor elétrico e na economia, portanto, deve sempre estar na mesa para uma avaliação precisa do governo federal", informou o Ministério de Minas e Energia.