Avião da Boeing cai na Índia com 242 pessoas a bordo; há sobrevivente
Ações da companhia aérea despencam na bolsa dos EUA
A Boeing (BOEI34) pode acabar no meio da guerra comercial entre Estados Unidos e China.
✈️ Isso porque o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor controles de exportação para as peças de avião da Boeing.
Trump prometeu nessa sexta-feira (10) impor controles de exportação sobre todos os softwares críticos produzidos nos Estados Unidos, além de uma tarifa adicional de 100% contra a China, a partir de 1º de novembro.
Questionado por jornalistas sobre os itens que poderiam ter sua exportação limitada, ele afirmou que havia "muitas coisas, incluindo uma grande coisa que é o avião".
🗣️ "Eles (a China) têm muitos aviões Boeing e precisam de peças e muitas coisas desse tipo", disse Trump, na sexta-feira (10).
Além disso, o americano disse que não via mais motivos para manter a reunião que estava marcada para o final deste mês com o presidente chinês, Xi Jinping.
A medida é uma resposta à decisão da China de impor barreiras à exportação de terras raras, um material essencial para a produção de baterias elétricas e chips de IA (Inteligência Artificial).
A escalada das tensões comerciais entre Estados Unidos e China espalhou pânico entre os investidores, derrubando as bolsas e as criptomoedas na sexta-feira (10). Já o dólar disparou, voltando a ser negociado por R$ 5,50.
Ações da companhia aérea despencam na bolsa dos EUA
Presidente Donald Trump diz que o acordo prevê bilhões de dólares à economia, devido ao ganho de mercado das exportações americanas