Black Friday 2025: TikTok Shop e Kwai disputam consumidores com descontos agressivos

Apps de vídeo viram protagonistas das compras online e impulsionam expectativa de R$ 15 bilhões em vendas.

Author
Publicado em 25/11/2025 às 13:01h - Atualizado 3 minutos atrás Publicado em 25/11/2025 às 13:01h Atualizado 3 minutos atrás por Wesley Santana
Redes sociais viraram polos de vendas de produtos de diversas categorias (Imagem: Shutterstock)
Redes sociais viraram polos de vendas de produtos de diversas categorias (Imagem: Shutterstock)

Uma das datas de compras mais importantes do ano está chegando, e milhares de brasileiros estão fazendo planos para adquirir diversos produtos. Antigamente, a melhor opção era ir até uma loja física e aproveitar as promoções tradicionais da Black Friday, que neste ano está marcada para a próxima sexta-feira, dia 28 de novembro.

No entanto, muita coisa mudou, e as lojas virtuais passaram a ser o principal método de compra dos usuários. Além dos sites das varejistas, diversas outras aplicações oferecem produtos com preços competitivos capazes de atrair consumidores em busca de bons descontos.

Um desses aplicativos é o TikTok Shop, por meio do qual os usuários podem comprar produtos enquanto navegam pela rede social. O sistema chegou ao Brasil no primeiro semestre deste ano e já soma centenas de milhares de compradores, conforme dados divulgados recentemente.

Entre maio e setembro deste ano, a receita média da plataforma cresceu cerca de 26 vezes, informa a rede social. Isso motivou a chegada de uma multidão de vendedores, que têm aproveitado o local para fazer renda extra ou mesmo expandir seus negócios principais.

Leia mais: Black Friday do Investidor: bancos oferecem cashback, crédito extra e isenção de taxas

“As pessoas já tinham o hábito de descobrir e explorar produtos no TikTok, exemplo disso é que três em cada quatro usuários afirmaram que já haviam comprado um produto após vê-lo no TikTok. Agora, o TikTok Shop oferece uma nova forma de comprar, muito mais personalizada. E inaugura a era da Compra por Descoberta, que une entretenimento com descoberta”, explica Gustavo Mondo, líder de Casa e Decoração do TikTok Shop no Brasil.

A plataforma tem planos de tornar esta Black Friday inesquecível para seus balanços financeiros e, por isso, trabalha com a estratégia de oferecer até 30% em descontos selecionados. Esse percentual pode ainda se somar a eventuais promoções oferecidas pelos vendedores, fazendo com que o preço final fique ainda mais baixo para o consumidor.

Outra plataforma que segue a mesma linha é o Kwai, também voltada para vídeos curtos. Poucos dias antes da BF 2025, a empresa lançou sua primeira campanha publicitária no Brasil, funcionando como um “esquenta” para a data tão aguardada.

Isso acontece depois que uma pesquisa revelou que 8 em cada 10 usuários da plataforma querem fazer alguma compra nesta semana. Deste total, metade afirmou que espera finalizar o pedido diretamente na tela do aplicativo, sem recorrer a outros serviços.

“A Black Friday confirma o Kwai como plataforma estratégica, onde conteúdo e comércio se unem em uma experiência integrada. A confiança dos usuários e a alta intenção de compra mostram que o modelo amadureceu.”, diz o gerente-geral do Kwai For Business, Vitor Yu.

Para esse público, a plataforma pretende lançar descontos animadores, além de ofertas relâmpagos. Enquanto o usuário consome vídeos, serão sugeridas promoções personalizadas, de acordo com o gosto de cada um.

O que os brasileiros vão comprar?

Um estudo encomendado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS) mostrou que a Black Friday deve movimentar mais de R$ 15 bilhões em 2025. Se confirmada, a cifra representará um incremento de 15% em relação ao resultado do ano passado, conforme estimativas da instituição.

Entre os produtos mais desejados, estão eletrodomésticos e eletrônicos, preferência de um terço dos consumidores. A maior parte dessas compras será paga por meio do cartão de crédito, que segue como o método favorito nas compras online.

O público mais disposto a comprar na BF é o formado por jovens de 18 a 24 anos, com destaque para os homens, que devem gastar mais na data. A região Norte do país lidera nas intenções de compra, onde mais da metade dos entrevistados afirmaram que pretendem adquirir algum item.

📢 A maior Black November de todos os tempos!

Aproveite 50% OFF no plano PRO do Investidor10 e gerencie seus investimentos com inteligência e praticidade. Controle rentabilidade, proventos, metas e muito mais em um só lugar. Assine o PRO! 🚀