Berkshire Hathaway (BERK34) deixa conselho da Kraft Heinz (KHCB34)

Kraft Heinz já avalia transações estratégicas para liberar valor aos acionistas.

Author
Publicado em 21/05/2025 às 13:13h - Atualizado 5 minutos atrás Publicado em 21/05/2025 às 13:13h Atualizado 5 minutos atrás por Marina Barbosa
O ketchup Heinz é um dos principais produtos da empresa (Imagem: Shutterstock)

A Berkshire Hathaway (BERK34) já não integra mais o Conselho de Administração da Kraft Heinz (KHCB34).

A gestora de investimentos de Warren Buffett detém aproximadamente 27% da multinacional de alimentos. Além disso, ajudou a fundar a empresa, ao orquestrar a fusão da Kraft Foods com a Heinz ao lado da 3G Capital. Por isso, ocupava dois assentos do seu conselho.

🧑‍💼 Os representantes da Berkshire no conselho da Kraft Heinz, Timothy Kenesey e Alicia Knapp, no entanto, renunciaram.

Segundo a gestora, o movimento é consistente com seus outros investimentos não controlados.

Em comunicado publicado nessa terça-feira (20), a Kraft Heinz reforçou que "as decisões do Sr. Kenesey e da Sra. Knapp não são resultado de qualquer desacordo com a administração ou o Conselho em relação às operações, políticas ou práticas da Empresa".

O portfólio de Buffett

A Berkshire Hathaway zerou a sua participação no Nubank (ROXO34) recentemente. Além disso, reduziu a sua participação em instituições financeiras como Bank of America (BOAC34) e Capital One Financial (CAON34).

Contudo, elevou a sua participação na Pool Corp (POOL) e na Constellation Brands (STZB34), que vende as cervejas Corona nos Estados Unidos.

🪙 A gestora de Buffett ainda mantém investimentos relevantes em empresas como Apple (AAPL34), American Express (AXPB34), Coca-Cola (COCA34) e Chevron (CHVX34).

Vale lembrar que Warren Buffett decidiu se aposentar no fim deste ano. Com isso, o comando da Berkshire deve ficar com Greg Abel até o fim do ano, o vice-presidente do conselho da empresa.

Leia também: Quem é Greg Abel? O novo CEO da Berkshire Hathaway após aposentadoria de Buffett

Kraft Heinz

Com a saída da Berkshire Hathaway, a Kraft Heinz reduziu o número de assentos do seu conselho para 10.

📊 A empresa também disse nesta quarta-feira (21) que avalia potenciais transações estratégicas para liberar valor aos seus acionistas.

As ações da companhia, que é conhecida por produtos como o ketchup Heinz e o cream cheese Philadelphia, acumulam uma queda superior a 10% na bolsa neste ano.

No ano passado, a Kraft Heinz ainda perdeu um dos seus principais acionistas: a 3G Capital, empresa de investimentos do trio de bilionários brasileiros Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, da Americanas (AMER3), que ajudou a criar a multinacional com Buffett.