B3 (B3SA3) lança um novo Ibovespa, veja detalhes

No novo indicador, as ações e units devem atender a critérios de liquidez e negociação.

Author
Publicado em 25/11/2024 às 14:33h - Atualizado Agora Publicado em 25/11/2024 às 14:33h Atualizado Agora por Elanny Vlaxio
O índice se chama ibovespa B3 Equal Weight (Imagem: Shutterstock)

📊 A B3 (Bolsa de Valores Brasileira) anunciou nesta segunda-feira (25) o lançamento de um novo índice de referência, o Ibovespa B3 Equal Weight. 

O novo indicador, derivado do Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, apresenta uma característica distintiva: a igualdade na participação dos ativos em sua composição, tanto no momento da sua criação quanto nas revisões periódicas. 

Para compor os novos índices, os ativos devem, obrigatoriamente, estar incluídos na carteira do Ibovespa tradicional, seguindo a mesma metodologia de seleção utilizada para o índice principal, a qual considera critérios de liquidez e frequência de negociação, com revisões a cada quatro meses.

Leia também: Black Friday dos investimentos: bancos e corretoras oferecem promoções

📋 Para compor o Ibovespa, as ações e units devem atender a critérios de liquidez e negociação. É necessário que estejam entre os 85% dos ativos mais negociados, possuam presença em pelo menos 95% dos pregões e representem um volume financeiro mínimo de 0,1%. Além disso, o valor unitário do ativo não pode ser inferior a R$ 1,00. 

O Ibovespa B3 Equal Weight, um índice de retorno total que considera o reinvestimento de dividendos, passou a integrar a família de índices relacionados ao Ibovespa B3. 

📝 Além disso, essa inclusão se soma ao lançamento de outros índices derivados do Ibovespa nos últimos meses, como o Ibovespa B3 Estatais, Ibovespa B3 Empresas Privadas, Ibovespa B3 BR+, Ibovespa Smart High Beta B3, Ibovespa Smart Low Volatility B3 e Ibovespa Smart Dividendos B3.