💰 A
Azul (AZUL53) anunciou o lançamento de uma oferta pública de distribuição primária de ações ordinárias, movimento inserido no processo de reestruturação financeira da companhia nos EUA. A iniciativa tem como objetivo captar novos recursos e viabilizar a capitalização de créditos relacionados ao financiamento DIP (debtor-in-possession) e pode chegar até US$ 950 milhões.
De acordo com o fato relevante divulgado ao mercado, a oferta envolve a emissão de um volume grande de ações, com possibilidade de distribuição parcial, e será realizada no Brasil, com esforços também voltados a investidores profissionais, incluindo no exterior.
A operação conta com compromissos de investimento previamente firmados para assegurar a viabilidade da captação, entre eles acordos com investidores compromitentes e com a United Airlines, sujeitos às condições previstas nos respectivos contratos e às aprovações regulatórias aplicáveis.
🤑 A Azul destacou ainda que a oferta foi aprovada pelo Conselho de Administração e seguirá o rito de registro automático junto à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), observando as regras vigentes para esse tipo de operação no mercado de capitais brasileiro.
Lembrando que na semana anterior a Azul anunciou a precificação de uma oferta privada de títulos de dívida no valor total de US$ 1,375 bilhão. A emissão envolvia títulos seniores com garantia prioritária, vencimento em 2031 e remuneração de 9,875% ao ano. A conclusão da emissão está prevista para 6 de fevereiro de 2026, sujeita às condições usuais de fechamento.
💲 Os títulos de dívida contarão com garantias da própria Azul e de diversas subsidiárias, entre elas a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, IntelAzul, ATS Viagens e Turismo, Azul IP Cayman Holdco, Azul IP Cayman, além da Azul Conecta.