Azul (AZUL4) registra alta de 155% no lucro do 4T23
No ano, a empresa teve mais de 29 milhões de clientes, uma alta de 6,5% em comparação com 2022.
A Azul (AZUL4) registrou um prejuízo líquido ajustado de R$ 744,4 milhões no segundo trimestre de 2024. O rombo cresceu e levou a Azul a revisar as projeções para 2024.
✈️ O prejuízo da Azul cresceu 31,3% em relação ao mesmo período de 2023, quando foi de R$ 566,8 milhões. O dado foi pressionado principalmente pela queda do resultado operacional e à disparada do dólar.
Em balanço divulgado nesta segunda-feira (12), a Azul reportou uma receita operacional líquidade R$ 4,172 bilhões. A cifra caiu 2,3% na base anual. A empresa diz, contudo, que a receita teria crescido não fossem as enchentes no Rio Grande do Sul e a redução temporária de 8% da sua capacidade internacional.
"O Rio Grande do Sul é o quarto maior estado do país em atividade econômica e representa mais de 10% de nossa capacidade. Estimamos que a redução da operação na região impactou negativamente nosso resultado do 2T24 em pelo menos R$ 200 milhões", explicou.
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Já as despesas operacionais cresceram 1,5%, atingindo R$ 3,7 bilhões, devido à alta do dólar e do preço dos combustíveis, além do aumento da capacidade total da empresa. Com isso, o Ebitda caiu 9%, para R$ 1,052 bilhão. A margem Ebitda foi de 25,2%, ante 27,1%.
💵 O resultado financeiro líquido, no entanto, afundou de R$ -94 milhões no segundo trimestre de 2023 para R$ -4,339 bilhões no mesmo período de 2024. Isso porque a Azul sofreu uma perda líquida de R$ 3,085 bilhões devido ao impacto da alta do dólar nos passivos de arrendamento e empréstimos denominados em moeda estrangeira.
Apesar do impacto desses fatores no resultado líquido da companhia, a Azul diz ter gerado"fortes resultados operacionais" e destaca a margem Ebitda, que, embora tenha caído, é uma das mais altas da indústria, segundo a empresa.
Além disso, a Azul afirmou que "as tendências de vendas no terceiro trimestre estão muito encorajadoras, com uma aceleração na demanda corporativa, levando a um aumento nas tarifas". "Acreditamos que esta tendência irá se intensificar no segundo semestre do ano, sazonalmente o nosso período mais forte", pontuou.
Com esses dados e o prejuízo de R$ 324,2 milhões do primeiro trimestre, a Azul somou um resultado negativo de R$ 1,068 bilhão no primeiro semestre de 2024.
O resultado semestral é ligeiramente melhor do que o registrado no mesmo período de 2023: R$ -1,294 bilhão.
Ainda assim, a Azul revisou o guidance para 2024. A companhia reduziu de 11% para 7% a projeção para o aumento da sua capacidade neste ano, por causa dos seguintes fatores:
Com isso, a companhia também reduziu de R$ 6,5 bilhões para "acima de R$ 6 bilhões" a projeção para o Ebitda de 2024. Já a perspectiva de alavancagem subiu de 3x para 4,2x, devido à redução do Ebitda e da alta do dólar.
No ano, a empresa teve mais de 29 milhões de clientes, uma alta de 6,5% em comparação com 2022.
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