Azul (AZUL4) apresenta plano para deixar a recuperação judicial

A expectativa da empresa que o plano de reestruturação seja aprovado ainda em 2025 pela Justiça dos EUA.

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Publicado em 17/09/2025 às 15:02h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 17/09/2025 às 15:02h Atualizado 1 mês atrás por Marina Barbosa
Azul pediu recuperação judicial nos EUA (Imagem: Shutterstock)
Azul pediu recuperação judicial nos EUA (Imagem: Shutterstock)

A Azul (AZUL4) apresentou nessa terça-feira (16) o plano de reestruturação que pode encerrar o seu processo de recuperação judicial.

✈️ O plano detalha a estratégia traçada pela companhia para reduzir o endividamento, aumentar a liquidez e garantir a retomada das operações.

O objetivo é eliminar US$ 2 bilhões em dívida e reforçar o capital, por meio de acordos com parceiros estratégicos e uma oferta de ações de até US$ 950 milhões.

Credores da companhia já teriam se comprometido a cobrir a maior parte dessa oferta de ações. Contudo, o plano de recuperação da Azul ainda precisa ser aprovado pela Justiça de Nova York.

Segundo o "Valor Econômico", a Azul espera aprovar o plano com seus credores até 1º de dezembro, para que a justiça possa dar o seu veredicto sobre o documento em 11 de dezembro.

📅 Caso esse cronograma se confirme, a companhia poderia encerrar o processo de recuperação ainda em 2025, como deseja.

Ainda há uma expectativa de que, com isso, as negociações sobre uma eventual fusão com a Gol (GOLL54) voltem a ganhar força. 

Em nota, a Azul disse que a apresentação do plano de reorganização na Justiça dos Estados Unidos é "um marco importante no processo de reestruturação da Companhia e demonstra o avanço em direção ao alcance dos objetivos de reestruturação em um cronograma acelerado". 

"A Companhia continua com a meta de obter a aprovação do Plano até o final de 2025 e seguirá trabalhando com seus stakeholders para atender às suas necessidades à medida que o Plano for revisado e finalizado", afirmou.

Recuperação judicial

A Azul entrou em recuperação judicial em 28 de maio de 2025, ao acessar o Chapter 11, nos Estados Unidos. 

💲 Com isso, a companhia obteve um financiamento de aproximadamente US$ 1,6 bilhão e buscou readequar contratos de leasing para reduzir os custos e otimizar sua frota de aeronaves.

Ao pedir recuperação judicial, a companhia ainda elaborou um novo plano de negócios que previa uma redução de mais de 35% no número de aeronaves da sua frota futura. O objetivo era "melhorar a resiliência e reduzir o risco geral, a exposição cambial e a alavancagem".