💸 A
Axia Energia (AXIA3) informou ao mercado que pretende recorrer da liminar que determinou o provisionamento, ou seja, a reserva de recursos de R$ 750 milhões para garantir eventual pagamento de PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) aos empregados. A decisão judicial foi divulgada inicialmente pelo jornal Valor Econômico e motivou questionamentos formais da B3 sobre o tema.
Em comunicado, a companhia esclareceu que foram ajuizadas duas ações civis coletivas por entidades sindicais com o objetivo de disputar supostos reflexos no pagamento de PLR decorrentes da capitalização de reservas de lucros e da bonificação em ações aprovadas em Assembleia Geral Extraordinária realizada em 19 de dezembro de 2025.
A Axia disse ainda que adotará todas as medidas judiciais cabíveis para buscar a revogação da decisão liminar, que foi deferida parcialmente. Segundo a empresa, as ações partem de premissas incompatíveis com o tratamento jurídico-societário e contábil aplicável às operações citadas, uma vez que a bonificação de ações não se confunde com distribuição de dividendos.
💰 “As ações partem de premissas que não são compatíveis com o tratamento jurídico-societário e contábil aplicável às operações citadas, uma vez que a bonificação de ações não se confunde com distribuição de dividendos”, disse a empresa.
A manifestação ocorreu após o recebimento de ofício no qual a bolsa solicitava esclarecimentos sobre a veracidade das informações veiculadas na imprensa. No documento, a B3 mencionava que a Justiça do Trabalho teria determinado que os recursos provisionados não fossem destinados até o julgamento final das ações coletivas.
💲 A Axia Energia também afirmou que manterá o mercado informado em relação a qualquer desdobramento considerado relevante sobre o tema.