💸 A
Axia (AXIA3) informou que a Justiça revogou a tutela antecipada concedida em ação que discutia supostos efeitos de bonificação em ações sobre o pagamento de PLR (Participação nos Lucros ou Resultados). A atualização foi divulgada em comunicado ao mercado na sexta-feira (23).
Segundo a companhia, a controvérsia teve origem em ações civis coletivas ajuizadas por entidades sindicais, que buscavam o reconhecimento de reflexos no pagamento de PLR decorrentes da capitalização de reservas de lucros e da bonificação em ações, aprovadas em Assembleia Geral Extraordinária realizada em 19 de dezembro de 2025.
💰 “As ações partem de premissas que não são compatíveis com o tratamento jurídico-societário e contábil aplicável às operações citadas, uma vez que a bonificação de ações não se confunde com distribuição de dividendos”, jusitificou a empresa em comunicado no início de janeiro.
No início do processo, havia sido concedida decisão liminar parcialmente favorável. No novo desdobramento, a Justiça acolheu os argumentos apresentados no pedido de reconsideração e decidiu revogar a tutela antecipada, ao concluir pela inexistência de perigo de dano e pela comprovada higidez patrimonial da companhia.