AMER3: MPF denuncia 13 ex-executivos da Americanas por fraude bilionária
Entre os denunciados, destacam-se o ex-presidente executivo da empresa e a ex-presidente executiva da B2W.
Em reunião realizada na última terça-feira (27), o Conselho de Administração da Americanas (AMER3) aprovou por unanimidade a 22ª emissão de debêntures. Essa emissão, no valor total de R$ 1,875 bilhão, será composta por três séries de títulos de dívida simples, não conversíveis em ações e da espécie quirografária.
💸 A emissão, no valor total de R$ 1.875.000.000,00, contará com garantia adicional fidejussória e será ofertada ao público em geral. A integralização da emissão será realizada por meio da entrega de debêntures da 21ª emissão e de créditos quirografários. Essa operação, que não envolve a captação de novos recursos, está alinhada ao plano de recuperação judicial da companhia e foi aprovada pelo juízo da 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro.
Leia também: Ações de fornecedora da Nvidia (NVDC34) tombam quase 30%; entenda
Além disso, e do agrupamento de ações realizado no mesmo dia, a empresa também recebeu a notícia de que o BTG Pactual (BPAC11) reduziu sua participação na varejista. A participação total do BTG Pactual na empresa é composta por aproximadamente 3,62% das ações ordinárias e por bônus que conferem o direito de adquirir novas ações.
🏦 O BTG não foi o único a tomar essa decisão. Na última semana, o Banco Santander (SANB11) também reduziu sua participação na varejista para 4,87%. Segundo comunicado, o banco agora é titular de 960.714.956 ações ordinárias, o equivalente a 4,87% do total de papéis, além de 459.388.618 bônus de subscrição. Antes, o Santander detinha 6,99% das ações da Americanas.
Entre os denunciados, destacam-se o ex-presidente executivo da empresa e a ex-presidente executiva da B2W.
A Americanas tenta se reorganizar após a revelação, em janeiro de 2023, de inconsistências contábeis bilionárias.