Ambipar (AMBP3): Justiça prorroga cautelar que suspendeu pagamentos a credores

A empresa entrou com um pedido de recuperação judicial devido à falta de caixa e ao risco de ter que pagar dívidas que somam bilhões de reais.

Author
Publicado em 25/10/2025 às 15:03h - Atualizado 12 horas atrás Publicado em 25/10/2025 às 15:03h Atualizado 12 horas atrás por Elanny Vlaxio
O anúncio foi feito neste sábado (25) (Imagem: Shutterstock)
O anúncio foi feito neste sábado (25) (Imagem: Shutterstock)
A Ambipar (AMBP3) anunciou que a Justiça do Rio de Janeiro estendeu a cautelar que suspende os pagamentos da companhia. Segundo a empresa, a decisão vale “até que sejam esclarecidos determinados fatos considerados necessários pelo Juízo para que possa ser proferida uma decisão em relação ao processamento do pedido de recuperação judicial da Ambipar e de suas afiliadas”.
💰 A decisão chega dias após a Ambipar tomar entrar em recuperação judicial devido à falta de caixa e ao risco de ter que pagar dívidas que somam bilhões de reais. O pedido também abrange outras empresas do grupo, como a Environmental ESG Participações. Nos Estados Unidos, a Ambipar Emergency Response, integrante do grupo, entrou com pedido de falência segundo o Capítulo 11.
A empresa explicou que as medidas foram motivadas por suspeitas de irregularidades em operações financeiras (swaps) realizadas pela antiga diretoria financeira. O episódio comprometeu a confiança do mercado e levou alguns credores a exigirem pagamento antecipado de dívidas. A situação se agravou no final de setembro, quando as ações da Ambipar despencaram após a troca do diretor financeiro.
💸 Além disso, a empresa também anunciou na mesma semana que a fatia do controlador Tércio Borlenghi Junior na empresa caiu de 67,68% para 59,54%. Em carta anexada ao documento, Borlenghi afirmou que a diminuição de sua participação ocorreu de forma “indevida” e que Plural Investimentos e Opportunity seguem “executando” ações do controlador via fundo Everest.