AgroGalaxy (AGXY3) registra prejuízo de R$ 334 milhões no 4T23
A receita líquida e o Ebitda também somaram aos resultados negativos da companhia.
O AgroGalaxy (AGXY3) avalia buscar um parceiro para o seu negócio de sementes, a Sementes Campeã. Por isso, contratou o Banco Santander Brasil (SANB11) como assessor financeiro de uma eventual operação.
🤝 Em fato relevante publicado nesta sexta-feira (23), o AgroGalaxy disse "busca constantemente oportunidades, seja por meio de parcerias ou desenvolvimento de novos negócios, objetivando extrair valor aos seus acionistas e ao mercado em geral".
A companhia ressaltou, contudo, que esta é uma negociação preliminar. É que "não existe, até o presente momento, qualquer potencial negócio em análise/discussão envolvendo o seu negócio de sementes visando uma parceria que possa permitir o crescimento desta operação estratégica para o nosso negócio".
Leia também: Venda de postos e sede do GPA (PCAR3) pode levantar até R$ 450 mi
Segundo o AgroGalaxy, o mercado de sementes tem um grande potencial de crescimento e a "Sementes Campeã é um negócio importante" dentro da sua estratégia.
🌱 "A Sementes Campeã está posicionada entre as cinco principais sementeiras produtoras de sementes de soja do Brasil e, apesar de um ano desafiador como 2023, comercializou 100% do seu estoque", afirmou.
A companhia prometeu, então, seguir "evoluindo para oferecer aos produtores rurais clientes do AgroGalaxy a melhor genética, qualidade e produtividade na semente de soja".
O AgroGalaxy está em processo de reestruturação, com o objetivo de reduzir o seu endividamento. Por isso, já anunciou o fechamento de lojas e a redução de cargos em fevereiro. Além disso, pediu um waiver (perdão temporário) de exigências financeiras previstas em alguns dos seus CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio).
A companhia também prestes a ter um novo CEO. O atual presidente, Welles Clóvis Pascoal, renunciou. Por isso, a companhia será comandada pelo atual vice-presidente de Operações, Axel Jorge Labourt, a partir de 1º de março.
A receita líquida e o Ebitda também somaram aos resultados negativos da companhia.
Companhia quer ser dispensada do cumprimento da relação Dívida Líquida / Ebitda estabelecida nas emissões