XP sofre vazamento de dados e informações financeiras são acessadas
Empresa diz que contas estão seguras, mas alerta para contatos
📈 As ações da XP Investimentos (XPBR31) despencam 9,11%, a R$ 79,22, às 15h26 (horário de Brasília) nesta quarta-feira (12). Isso porque a Grizzly Research LLC, casa de análise norte-americana, afirmou que os lucros da XP dependem de um esquema de "pirâmide financeira". A companhia liberou um relatório mais cedo com questionamentos sobre as operações da instituição financeira brasileira.
De acordo com o relatório da Grizzly, a XP mantém seus lucros por meio de práticas duvidosas envolvendo o fundo Gladius e a comercialização de COEs (Certificados de Operações Estruturadas). O relatório destaca ainda que o fundo Gladius obteve um retorno de 2.419% nos últimos cinco anos, com baixa volatilidade.
Leia também: Tarifas de Trump derrubam ações de siderúrgicas da B3
💰 Em resposta às acusações, a XP informou que tomará medidas legais cabíveis contra a Grizzly. "A XP tomou conhecimento de informações falsas, incorretas e imprecisas divulgadas recentemente pela Grizzly Research e reforça seu comprometimento com a ética, a transparência, a conformidade regulatória, a governança e o cumprimento da lei. Serão tomadas todas as medidas legais cabíveis contra a Grizzly Research".
Vale citar que em setembro de 2024 a apresentadora Márcia Goldschmidt acusou a XP de negligência e falhas na condução de seus investimentos, afirmando ter tido um prejuízo de US$ 2 milhões em seu patrimônio. Mais recentemente, em fevereiro de 2025, a Justiça negou uma decisão provisória para que a corretora prestasse contas dos investimentos da apresentadora.