Ações da AES Brasil (AESB3) tombam 23% em apenas 1 dia; entenda

Companhia elétrica está prestes a ser incorporada por outra empresa e dar adeus à B3 como ação individual

Author
Publicado em 28/10/2024 às 18:07h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 28/10/2024 às 18:07h Atualizado 1 mês atrás por Lucas Simões
AESB3 deixarará a bolsa brasileira a partir do dia 31 de outubro de 2024 (Imagem: Divulgação)

📉 As ações ordinárias da AES Brasil (AESB3) encerraram o pregão desta segunda-feira (28) com uma derrocada de 23,54% em seu valor de mercado, com sua cotação despencando de R$ 11,51 no fechamento da última sexta-feira para os atuais R# 8,80.

Inclusive, o patamar fechado em R$ 8,80 por ação ordinária foi o menor preço da AES Brasil durante a sessão, ou seja, consolidando uma forte pressão vendedora sobre a companhia elétrica.

Vale citar que esse movimento baixista da empresa no curto prazo acontece há apenas poucos dias antes da incorporação da AES Brasil pela Auren Energia (AURE3) ser concluída no próximo dia 31 de outubro.

Ou seja, as ações ordinárias AESB3 deixarão de ser negociadas na B3, a bolsa de valores brasileira, já que os ativos da companhia elétrica passarão a fazer parte de AURE3.

Conforme informações já divulgadas por ambas as companhias envolvidas na incorporação, que foi anunciada em maio, os acionistas de AES Brasil podem trocar suas ações pelas seguintes proporções de Auren Energia:

  • dez ações preferenciais de emissão da Auren Energia;
  • nove ações ordinárias e uma ação preferencial de emissão da Auren Energia;
  • cinco ações preferencias e cinco ações preferencias de emissão da Auren Energia.

➡️ Leia mais: BRFS3, BEEF3, JBSS3 e MRFG3 sobem até 4%; XP comenta se a alta continua