Ação do agro está com indicador descontado para 2025, segundo analista

Usina produtora de açúcar e etanol têm ações negociando com EV/Ebitda bem abaixo de média, evidenciando o desconto, aponta BB Investimentos

Author
Publicado em 02/01/2025 às 21:41h - Atualizado 8 horas atrás Publicado em 02/01/2025 às 21:41h Atualizado 8 horas atrás por Lucas Simões
SMTO3 têm potencial para se valorizar quase 35% em 2025, calcula analista (Imagem: Divulgação)

⛽ A São Martinho (SMTO3) é uma maiores produtoras de açúcar e etanol do Brasil, mas que teve um 2024 bastante desafiador em 2024, com suas ações listadas na bolsa de valores despencando quase 18% no acumulado dos últimos 12 meses, conforme dados do Investidor10. No entanto, 2025 pode ser bastante diferente, na visão do BB Investimentos.

Para o analista Daniel Cobucci, as ações da companhia sucroenergética negociam na B3 (B3SA3) com desconto de 34,7%, já que seu preço justo é, na verdade, de R$ 31 por ação até o final de dezembro, bem acima do fechamento de R$ 23,01 apurado nesta quinta-feira (2), o primeiro pregão do ano.

"SMTO3 tem enfrentado uma pressão baixista em bolsa, em um contexto setorial que envolve maior impacto da taxa Selic acima de 14% ao ano para o setor, bem como uma dinâmica de elevação de custos, notadamente em fretes, o que deve seguir afetando as exportações. No entanto, vemos o patamar como um ponto atrativo de entrada", escreve o analista em relatório publicado em dezembro.

📊 Em seus cálculos, as ações da São Martinho são negociadas por EV/Ebitda em 3,2 vezes, bem abaixo da média de 4,2 vezes nos últimos dois anos.

Tal indicador fundamentalista traz uma compreensão de quanto custaria a companhia ao acionista, após descontado o seu caixaConsiderando empresas do mesmo setor, quanto menor for o EV/Ebitda mais atraente relativamente é o ativo.

"Esperamos uma continuidade da retomada nos volumes de venda de etanol no mercado doméstico, principalmente agora com o início da entressafra, período que geralmente favorece companhias grandes, como a São Martinho, que tem maior capacidade de estocagem", diz Cobucci.

A recomendação de compra para SMTO3 pela corretora de valores do Banco do Brasil (BBAS3) também se sustenta pelos investimentos anunciados pela sucroalcooleira recentemente, que corroboram para uma produtividade em alta, com aumento da área irrigada nos canaviais e mais produção de açúcar.

➡️ Leia mais: Como investir em 2025? Analistas estão de olho em ações de só 4 setores da Bolsa

Panorama para o açúcar

No Brasil, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima uma produção de açúcar de 44 milhões de toneladas, 3,7% inferior à safra 2023/24, com menor disponibilidade de cana-de-açúcar para moagem. 

Já no cenário global, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção de açúcar deve aumentar 1,5% ao ano, com maior produção na China, Índia e Tailândia, mais do que compensando a menor produção no Brasil.

🌾 "Projetamos que os preços de açúcar sigam elevados no mercado global, com a oferta mais restrita e forte consumo de emergentes, ao passo em que deve prosseguir uma forte demanda interna por etanol. No entanto, ainda que custos de insumos e fertilizantes estejam mais controlados, os fretes estão em forte alta, prejudicando as margens de exportação", alerta o especialista.

O consumo deve atingir um novo recorde com o crescimento em mercados como a Índia. Os estoques devem ser reduzidos, com a queda na Tailândia compensando o aumento nos estoques na Índia, o que pode ajudar a suportar os preços.

Nesse cenário, a São Martinho deve se beneficiar ante seus pares na bolsa de valores brasileira — como Cosan (CSAN3), Jalles Machado (JALL3) e Raízen (RAIZ4) — pois em menor alavancagem, infraestrutura robusta e múltiplos descontados, lembra o analista.