Vibra (VBBR3) e Inpasa avaliam produção de metanol verde

Companhia assinaram memorando de entendimentos para avaliar uma potencial parceria focada na produção e comercialização de e-metanol

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Publicado em 11/01/2024 às 21:16h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 11/01/2024 às 21:16h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
Produção de etanol (Shutterstock)

A Vibra Energia (VBBR3) e a Inpasa Agroindustrial podem fechar uma parceria para a produção e comercialização de metanol verde, combustível com baixa pegada de carbono. A potencial parceria será alvo de estudos nos próximos 180 dias.

🤝 Em comunicado ao mercado, a Vibra informou que celebrou um memorando de entendimentos com a Inpasa Agroindustrial nesta quarta-feira (10) para o desenvolvimento de estudos de viabilidade sobre a potencial parceria. A ideia das empresas é produzir e comercializar metanol verde para uso marítimo e industrial.

Solução sustentável

🌱 Também conhecido como e-metanol, o metanol verde seria produzido a partir de subprodutos do etanol. Segundo as empresas, a solução apresentando "reduções significativas" nas emissões de gases de efeito estufa se comparado aos combustíveis fósseis e também ajudaria a reduzir as emissões de outros poluentes de material particulado.

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Segundo a Vibra, a potencial parceria com a Inpasa tem como objetivo "reforçar seu compromisso com a inovação sustentável e o desenvolvimento de soluções ecologicamente responsáveis no setor de energia". "Vibra e Inpasa possuem o objetivo comum de atuar ativamente no processo de transição para uma matriz energética mais limpa e eficiente", comentou.

Petrobras

Ainda nesta quarta-feira (10), a Vibra admitiu a possibilidade de não renovação do contrato de licença de uso de marcas da Petrobras (PETR4). A Vibra opera postos de combustíveis com a bandeira Petrobras, mas o contrato atual acaba em junho de 2029 e a Petrobras disse que não tem interesse em prorrogar esse prazo.

Segundo a Vibra, a possibilidade de não renovação já fazia parte dos planos de médio e longo prazo da empresa. Por isso, não muda suas estratégias com revendedores e clientes em geral.