Vibra (VBBR3) elege Sérgio Rial para presidência do Conselho de Administração
Sergio Rial foi eleito, por unanimidade, durante a AGO realizada no dia 18 de abril de 2024.
A Vibra Energia (VBBR3) e a Inpasa Agroindustrial podem fechar uma parceria para a produção e comercialização de metanol verde, combustível com baixa pegada de carbono. A potencial parceria será alvo de estudos nos próximos 180 dias.
🤝 Em comunicado ao mercado, a Vibra informou que celebrou um memorando de entendimentos com a Inpasa Agroindustrial nesta quarta-feira (10) para o desenvolvimento de estudos de viabilidade sobre a potencial parceria. A ideia das empresas é produzir e comercializar metanol verde para uso marítimo e industrial.
🌱 Também conhecido como e-metanol, o metanol verde seria produzido a partir de subprodutos do etanol. Segundo as empresas, a solução apresentando "reduções significativas" nas emissões de gases de efeito estufa se comparado aos combustíveis fósseis e também ajudaria a reduzir as emissões de outros poluentes de material particulado.
Leia também: Debêntures de infraestrutura: Entenda o novo título de renda fixa do mercado
Segundo a Vibra, a potencial parceria com a Inpasa tem como objetivo "reforçar seu compromisso com a inovação sustentável e o desenvolvimento de soluções ecologicamente responsáveis no setor de energia". "Vibra e Inpasa possuem o objetivo comum de atuar ativamente no processo de transição para uma matriz energética mais limpa e eficiente", comentou.
⛽ Ainda nesta quarta-feira (10), a Vibra admitiu a possibilidade de não renovação do contrato de licença de uso de marcas da Petrobras (PETR4). A Vibra opera postos de combustíveis com a bandeira Petrobras, mas o contrato atual acaba em junho de 2029 e a Petrobras disse que não tem interesse em prorrogar esse prazo.
Segundo a Vibra, a possibilidade de não renovação já fazia parte dos planos de médio e longo prazo da empresa. Por isso, não muda suas estratégias com revendedores e clientes em geral.
Sergio Rial foi eleito, por unanimidade, durante a AGO realizada no dia 18 de abril de 2024.
Com isso, a companhia terá distribuído R$ 1,6 bilhão do lucro de 2023 aos acionistas.